Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Eficiência e Produtividade

Conteúdo

Como divulgado pelo International Institute for Mangement Development  e pela Fundação Dom Cabral, o Brasil ocupa a 60ª posição entre 63 países participantes do índice de competividade mundia de 2018l, à frente somente da Croácia, Mongólia e da Venezuela. Já no indicador apurado pelo Fórum Econômico Mundial 2017/18, estamos ocupando a 80ª posição de um total de 137 países avaliados.

O resultado brasileiro nesses rankings, aponta que o país tem uma carga de entraves históricos, principalmente nos aspectos de Eficiência do Governo (Finanças Públicas e Ambiente Macroeconômico; Educação, Saúde,  Infraestrutura, Estrutura Institucional, Legislação dos Negócios) e Eficiência Empresarial (Produtividade e Eficiência). 

Em um universo de 190 países avaliados, o Brasil caiu da 123ª para a 125ª posição na classificação sobre ambiente de negócios realizado anualmente pelo Banco Mundial.

Entre os itens avaliados estão o número de dias gastos na abertura de firmas, no pagamento de impostos, na obtenção de permissões de construção, na conexão com a rede elétrica e no registro de uma propriedade. Também são avaliados comércio exterior, acesso a crédito, solução de falências e concordatas e implementação de contratos.

O excesso de burocracia e a lentidão na aprovação de reformas microeconômicas fazem com que o Brasil tenha uma posição historicamente baixa, atrás de países como Albânia, Botswana, Marrocos, Nepal e Namíbia. 

Os conhecidos entraves provocados pelo excesso de burocracia no Brasil motivaram o TCU a focar no tema  e atuar como agente indutor da melhoria da produtividade do Brasil no cenário mundial.
desburocratizacao_infografico_cor 2_WEB-1.png

Entenda o projeto

Disfunções na burocracia estatal com impacto negativo no  ambiente de negócios e na competitividade das organizações produtivas prejudicando o desenvolvimento nacional.

 

Banner.jpg

 

 

Vídeos do Projeto Eficiência e Produtividade