Responsive image

Redesenhar a forma de atuação do TCU no contexto digital para alavancar o impacto das ações de controle para a sociedade.

Redesenhar a forma de atuação do TCU no contexto digital para alavancar o impacto das ações de controle para a sociedade.

Conheça a Estratégia digital

A Estratégia Digital

Desde o início de 2020, o TCU está implantando uma estratégia digital para redesenhar sua forma de atuação no contexto digital de forma a alavancar o impacto das ações de controle para a sociedade.

A evolução tecnológica avança em ritmo exponencial e apresenta diversos desafios e oportunidades em todos os segmentos da sociedade. A profunda transformação digital na qual as instituições estão inseridas exige mudanças profundas nos modelos de negócio praticados pelas organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Nesse ambiente caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, torna-se essencial a utilização de novas abordagens para que as instituições possam se beneficiar do potencial transformador das tecnologias digitais emergentes, a fim de agregar novas capacidades, conceber novos modelos e tornar-se mais ágeis e efetivas. O conceito de estratégia digital corporativa surge com o propósito de guiar as instituições nessa jornada.

Metodologia


Com o propósito de construir uma Estratégia Digital simples, útil e mensurável, foi concebida metodologia composta por quatro etapas, que podem ser conhecidas no modelo iterativo abaixo.

Papéis da Metodologia


Responsável pela organização dos trabalhos, seleção e priorização de temas, aprovação dos mapas da estratégia e interlocução com a alta administração da Casa.

Para apoiar a formulação da ED, o Grupo Gestor define quem é a unidade patrocinadora da ED relativa a cada tema. Os dirigentes das unidades patrocinadoras tem o papel de supervisionar o desenvolvimento dos trabalhos relativos ao seu respectivo tema.

Para apoiar a formulação da ED, são formados subgrupos para cada tema, compostos por servidores e dirigentes indicados por membros do Grupo Gestor. A Principal função de cada subgrupo é discutir e oferecer contribuições à formulação da Estratégia Digital.

Os subgrupos contam com o apoio dos pontos focais e moderadores técnicos.

O ponto focal tem por finalidade agilizar a comunicação entre o subgrupo, o dirigente da unidade patrocinadora da ED relativa ao tema e a equipe de facilitadores, tendo como principais atribuições:

  • identificar os especialistas para as reuniões de escuta;
  • agendar reuniões de escuta e entrevistas;
  • definir, junto ao dirigente, os participantes dos workshops;
  • reunir-se periodicamente com a equipe de facilitadores da ED, para receber orientações quanto ao desenvolvimento dos trabalhos;
  • atuar como facilitador técnico na condução dos workshops;
  • coordenar a consolidação dos trabalhao juntamente com outros facilitadores técnicos; e,
  • informar o dirigente quanto ao andamento dos trabalhos.

Para auxiliar a condução dos workshops é necessário definir grupo de moderadores técnicos, especialistas na área objeto da dinâmica.

Esses moderadores técnicos atuam nos workshops - atividades de grupo adotadas pelos subgrupos para levantamento das ambições digitais dos temas e das sugestões de ações para alcance dessas ambições - e nas atividades de consolidação dos resultados. Foram designados pelo dirigente da unidade patrocinadora da Estratégia Digital ou por convite do ponto focal do tema.

Entre as atividades desenvolvidas pelos moderadores técnicos, destacam-se:

  • acompanhar o ponto focal nas entrevistas e em outras atividades do tema;
  • fomentar o debate e direcionar as discussões nos grupos dos workshops, em parceria com a equipe de facilitadores;
  • auxiliar na consolidação dos resultados dos workshops.

Linha do Tempo do Projeto


As principais atividades realizadas no projeto estão sintetizadas na figura a seguir.

Documentos


Ordem de serviço

Download

Revista - Estratégia Digital

Download

Entrevistas de dirigentes

Download

Estratégia Digital do TCU Consolidada

Download

Ficha Síntese da Estratégia Digital

Download

Glossário

Download

Lista de Unidades e Órgãos envolvidos

Download

Vídeos

Download

Mapa - Fiscalizacao de Pessoal

Download

Visão da Situação Atual - Fiscalização de Pessoal

Download

Mapa - Fiscalização de Infraestrutura

Download

Visão da Situação Atual - Fiscalização de Infraestrutura

Download

Mapa - Transferencias da Uniao

Download

Visão da Situação Atual - Transferências da União

Download

Mapa - Acompanhamento das IFEs

Download

Visão da Situação Atual - Acompanhamento das IFEs

Download