Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Fiscalização e Controle

Normas e diretrizes profissionais são essenciais para conferir credibilidade, qualidade e profissionalismo em auditoria no setor público. Pensando nisso a Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) desenvolveu as Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores, mais conhecidas por sua sigla ISSAIs. Elas visam promover a realização de auditorias independentes e eficazes pelas Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS).

As ISSAIs abrangem os requisitos da auditoria do setor público no nível organizacional, ou seja, pelas EFS, ao mesmo tempo que, no nível dos trabalhos de auditoria, visam apoiar os membros da INTOSAI no desenvolvimento de suas próprias abordagens profissionais, de acordo com seus mandatos e em consonância com leis e regulamentos nacionais.

O marco referencial de Normas Profissionais da INTOSAI foi revisado em 2019. O novo marco referencial é atualmente intitulado como Intosai Framework of Professional Pronouncements (IFPP) e substitui completamente o antigo e está assim subdividido:

- Intosai-P – estabelecimento de princípios;

- Issai – normas e

- Intosai Guid - diretrizes.

Essas normas acima mencionadas encontram-se disponíveis no site www.issai.org nos 5 idiomas usados pela Intosai. O conteúdo delas foi revisado e as atualizações em português estarão disponíveis nesta página em breve.

As normas antigas traduzidas para o português estão disponíveis aqui. Observem que não são revisadas e renumeradas de acordo com o marco referencial vigente.