Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Tribunal de Contas da União

Levantamento de Governança de TI 2017

O Tribunal de Contas da União vem realizando, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança.

A partir de 2017, o TCU decidiu unificar os quatro levantamentos de governança que eram abordados separadamente nos levantamentos anteriores (Tecnologia da Informação, Governança e Gestão de Pessoas, Contratações e Resultados), além de tornar o levantamento anual, público e parte integrante do processo de prestação de contas anuais.

Todas as informações do levantamento de 2017 constam do Acórdão 588/2018-PL e do Relatório e Voto que o fundamentaram.

Resultado individual completo do TCU - 2017  - Clique aqui

 

Contexto: Governança e Gestão de TI

 

Autoavaliação do TCU em 2017 em relação aos indicadores de TI

Igov

 

A seguir, são apresentados gráficos mais detalhados. Todas as notas são apresentadas em gráficos do tipo radar, variando de 0 (0%) a 1 (100%). Em cada gráfico, os dados do TCU são enfatizados em azul. Em seguida, são apresentadas as médias dos agrupamentos por tipo e por segmento ao qual o TCU pertence (Tipo: Tribunal e Segmento: LEG). Finalmente, são apresentadas as médias de todas as 488 organizações participantes.  

 

Mais detalhes podem ser obtidos na página de Governança Pública do Portal TCU https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/.

 

Sumário Executivo 2017 - Clique aqui

 

Resultado para o iGovTI (índice de governança e gestão de TI) - este indicador NÃO dá, em 2017, continuidade à série histórica do iGovTI

img1_iGovTI.png

Resultado para GestãoTI (índice de capacidade de gestão de TI)

img2_GestaoTI.png

Resultado para PlanTI (planejamento de TI), NívServTI (nível de serviço de TI), EstrutSeg (políticas de responsabilidades para a gestão da segurança da informação) e GestSeg (processos e atividades para a gestão da segurança da informação)

img3_PlanTI.png

Resultado para PessoasTI (capacidade de gestão de pessoal de TI)

img4_PessoasTI.png

Resultado para RiscoTI (capacidade de gestão dos riscos de TI), ContratTI (capacidade de gestão de contratos de TI) e DesempTI (capacidade de gestão do desempenho de TI)

img5_RiscoTI.png

Resultado para ProcessosTI (capacidade de gestão em processos de TI)

img6_ProcessosTI.png