Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Governança no TCU

Instâncias de Governança e de Gestão no TCU

Instâncias de Governança 

As instâncias de Governança são estruturas que apoiam o funcionamento do Sistema de Governança. No Sistema de Governança do TCU (parte de cima da figura), destacam-se as instâncias externas de governança; as instâncias externas de apoio à governança; as instâncias internas de governança; e as instâncias internas de apoio à governança.

Veja a seguir com mais detalhes como as competências de cada uma delas:

SGO - NOVO (cima).jpg

Instâncias de Governança (parte de cima do Sistema de Governança)

  • Instâncias internas de governança - responsáveis por definir ou avaliar a estratégia e as políticas, garantindo que elas atendam ao interesse público, bem como monitorar a conformidade e o desempenho destas, devendo agir nos casos em que desvios forem identificados. São elas o Plenário, o Conselho Consultivo, a alta administração e as instâncias internas de apoio a governança;
  • Instâncias internas de apoio à governança - realizam a comunicação entre partes interessadas internas e externas à administração, bem como auditorias internas que avaliam e monitoram riscos e controles internos, comunicando quaisquer disfunções identificadas à alta administração. No TCU essas estruturas são a Seplan (unidade central de governança), a Corregedoria, a Ouvidoria, a auditoria interna, as comissões e os comitês.

Instâncias de Gestão

As instâncias de gestão do Tribunal de Contas da União (parte de baixo da figura do SGO/TCU) são encarregadas por dar suporte às instâncias de Governança sendo responsáveis pelo planejamento, execução e controle das diretrizes emanadas por aquela. No TCU são instâncias de gestão: a gestão estratégica, a gestão tática, a gestão operacional e a gestão de crise institucional.

SGO - NOVO (baixo).jpg

Instâncias de Gestão (parte de baixo do Sistema de Governança)

  • Gestão Estratégica - responsável pela direção geral da organização, devendo garantir, no nível estratégico, que as instâncias de gestão cumpram o direcionamento organizacional estabelecido nos planos, políticas e objetivos institucionais. Integram a gestão estratégica o Plenário, os membros da alta administração do TCU, o Núcleo Estratégico de Controle Externo – NEC e os Secretários-Gerais Adjuntos.
  • Gestão Tática - responsável por coordenar a gestão operacional em áreas específicas.
  • Gestão Operacional - responsável pela execução de processos finalísticos e de apoio.
  • Gestão de Crise Institucional - responsável por tomar decisões em resposta à eventos de grave repercussão para o Tribunal.