Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Governança pública

Relação entre governança e gestão públicas

Enquanto a governança é a função direcionadora, a gestão é a função realizadora. A figura abaixo representa essas distinções de modo resumido: enquanto a governança é responsável por estabelecer a direção a ser tomada, com fundamento em evidências e levando em conta os interesses da sociedade brasileira e das partes interessadas, a gestão é a função responsável por planejar a forma mais adequadade implementar as diretrizes estabelecidas, executar os planos e fazer o controle de indicadores e de riscos. 

govxgest.jpg

Perspectivas

Diante da variação de perspectivas (eixos de significação) e de conceitos de governança pública, o TCU adota as seguintes perspectivas de observação:

1) Perspectiva Organizacional (ou corporativa), que trata das condições para que cada órgão ou entidade cumpra seu papel, alinhe seus objetivos ao interesse público, gerencie riscos e entregue o valor esperado de forma íntegra, transparente e responsável;

2) Perspectiva de Políticas Públicas, que trata do desempenho dos programas e políticas públicas, levando em conta a extensa rede de interaçòes entre estruturas e setores, incluindo diferentes esferas, poderes, níveis de governo e representantes da sociedade civil organizada;

3) Perspectiva de Centro de Governo, que trata do direcionamento que o governo é capaz de dar à nação e da sua legitimidade perante as partes interessadas, criando as condições estruturais de administração e controle do Estado.

perspectivas.jpg

Trabalhos em destaque

O TCU realiza fiscalizações nas diferentes perspectivas de observação da governança pública. Para conhecer acerca desses trabalhos, clique nas imagens abaixo.

 

CENTRO.png POLITICA.png GOV.png PES.png TIC.png AQU.png SEGURANCA.png
Governança em Centro de Governo Governança em Políticas Públicas Governança Pública Organizacional

Governança e Gestão de Pessoas (governança intraorganizacional)

Governança e Gestão de TI (governança intraorganizacional)

Governança e Gestão de Contratações (governança intraorganizacional)

Governança e Gestão de Riscos

 

Outros trabalhos

Além daqueles, o TCU realiza levantamentos sistêmicos de governança e gestão em temas específicos. Entre os trabalhos realizados encontram-se:

Painel - risco de fraude e corrucao.png
Painel de informação: Fragilidade do Controle

Publicações em destaque

capa.10passos2021.png referencial-gov-org.jpg Capa - Referencial b_sico de governan_a em pol_ticas p_blicas.png referncial-controle-politicas.jpg CapaCentro.png refe gestao riscos.jpg capa-multinivel.jpg
Baixar 10 passos para a boa governança  Baixar referencial para Governança Organizacional Baixar referencial para Políticas Públicas  Baixar referencial para Controle de Políticas Públicas Baixar referencial para Centro de Governo Baixar referenciais de gestão de riscos Baixar referencial para Governança Multinível

Outras publicações

O TCU dispõe de outras publicações relacionadas ao tema governança pública. Para ter acesso a essas publicações, clique nos links abaixo.

Críticas e sugestões

As contribuições para o aprimoramento do referenciais e questionários de governança, além dos seus instrumentos de apoio (orientações de preenchimento; FAQ; Glossário e referências) poderão ser encaminhadas ao TCU por e-mail: governancapublica@tcu.gov.br.

MSG.png  Sugestões e críticas (governancapublica@tcu.gov.br)