Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Processo de desestatização do Terminal Pesqueiro Público de Cabedelo, na Paraíba, está regular

Não foram identificadas irregularidades ou impropriedades no processo de desestatização do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Cabedelo, no Estado da Paraíba. Mas o TCU fez algumas recomendações e determinações para a melhoria dos processos
Por Secom TCU
30/11/2020

Categorias

  • Agricultura

RESUMO

  • O TCU analisou o processo de desestatização do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Cabedelo, no Estado da Paraíba, e concluiu que ele não contém impropriedades.
  • No entanto, o TCU fez algumas recomendações e determinações para melhoria dos processos. A forma de gestão do terminal pesqueiro público deve ser participativa e deverá haver avaliação dos usuários estabelecida pelo indicador de Satisfação dos Usuários.

Não foram identificadas irregularidades ou impropriedades no processo de desestatização do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Cabedelo, no Estado da Paraíba. Essa é a conclusão a que o Tribunal de Contas da União (TCU) chegou ao analisar o processo de concessão.

O terminal pesqueiro é localizado em área contígua ao Porto de Cabedelo, a 19 km de João Pessoa (PB). O valor do contrato de concessão é de R$ 194,1 milhões e equivale ao somatório do faturamento da concessionária no prazo do contrato, previsto para vinte anos, prorrogáveis por mais cinco.

Apesar de o procedimento ter ocorrido de forma regular, o TCU fez algumas recomendações e determinações para melhoria dos processos. Como exemplo, para a Corte de Contas é fundamental que a lista de bens reversíveis existente seja adequadamente especificada e que haja referências e métricas devidamente expressas na minuta do contrato. A forma de gestão do terminal pesqueiro público também deve ser participativa e deverá haver avaliação dos usuários estabelecida pelo indicador de Satisfação dos Usuários.

O Tribunal também recomendou que os órgãos especifiquem, no corpo principal da minuta do contrato, os investimentos ou serviços que, mesmo não obrigatórios, constam no sistema de mensuração de desempenho, tais como o píer flutuante, o pátio de carga dos caminhões e a subestação de energia, entre outros.

O relator do processo é o ministro Raimundo Carreiro.

 

Serviço

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 3080/2020 – Plenário

Processo: TC 026.110/2020-2

Sessão: 18/11/2020

Secom – SG/pn

Atendimento ao cidadão – e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa – e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300