Imprensa
Corte de Contas do Brasil participa da 4ª Cúpula das instituições superiores do BRICS, na Rússia
O Tribunal de Contas da União (TCU) participou, nos dias 30 e 31 de julho, da 4ª Cúpula das instituições superiores de controle (ISC) dos países do BRICS, realizada em Ufa, Bascortostão, Rússia. Na abertura do encontro, o vice-presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, destacou a importância da iniciativa global ClimateScanner, apresentando a abordagem integrada para a sustentabilidade.
O ministro enfatizou a necessidade de cooperação internacional para enfrentar os desafios ambientais e garantir a transparência e a eficácia das políticas públicas, reforçando o convite para que todas as nações participem ativamente do ClimateScanner.
No segundo dia do evento, o auditor do TCU Leonardo Naves Sousa e o ministro Vital do Rêgo, participaram da mesa-redonda sobre auditoria nos níveis regional e local. Em sua apresentação, Sousa compartilhou a experiência do TCU na auditoria de políticas públicas descentralizadas, destacando a importância da coordenação entre os diversos tribunais de contas no Brasil. O assessor também falou sobre a Rede Integrar, iniciativa que promove a colaboração entre os tribunais para garantir eficiência e eficácia das auditorias.
Além das apresentações, foram realizadas reuniões bilaterais com representantes da Rússia, Bielorrússia, Etiópia (que ingressou recentemente no bloco) e China. As reuniões reforçaram a importância da cooperação internacional e da troca de melhores práticas entre as instituições superiores de controle, visando aprimorar as metodologias de auditoria e fortalecer a governança pública globalmente. Bielorrússia e Etiópia foram convidadas a participar do ClimateScanner.
___________________________________________
SERVIÇO
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br