Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Destaques da sessão plenária de 16 de junho

Confira o que foi debatido nesta quarta-feira pelo Plenário do TCU
Por Secom TCU
16/06/2021

Categorias

  • Transporte

Concessão da Ferrovia Malha Oeste não tem prestação de serviço adequado

O TCU fez auditoria sobre a atuação da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) na concessão da Ferrovia Malha Oeste (antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil) quanto a aspectos de operação, manutenção, investimentos, gestão de capacidade e de atendimento.

O trabalho concluiu que a ANTT não tem conseguido atuar de forma a assegurar a prestação de serviço adequado na Malha Oeste, não tem induzido o atendimento às demandas identificáveis na área de abrangência de forma satisfatória e não tem garantido uma manutenção adequada da via e do material rodante.

O Tribunal também identificou oportunidades de melhoria nos sistemas da ANTT e no processo de comunicação entre a Agência e os usuários.

TC 026.116/2020-0

Fundação Biblioteca Nacional deve apresentar plano de segurança predial

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) deverá apresentar ao Tribunal de Contas da União (TCU), no prazo de 120 dias, um plano de segurança que contemple riscos relativos à infraestrutura predial, tais como incêndio, alagamento e desabamento, além de riscos referentes a roubos, furtos e extravios de peças do acervo e patrimoniais. A instituição também deverá elaborar um plano de ação para a digitalização do acervo de obras raras ou de elevado valor histórico, no prazo máximo de dois anos.

As determinações foram expedidas nesta quarta-feira (16/6), após o julgamento do processo nº 040.676/2019-6, relatado pelo ministro Marcos Bemquerer Costa. “Apesar de haver medidas já implementadas nas unidades da FBN para prevenção de incêndios, alagamentos e sinistros, bem como contra roubo, furto e extravio, a aludida Fundação carece de um plano de segurança orgânico, capaz de abranger os sete imóveis que compõem a estrutura predial da entidade e de assegurar eficiência, eficácia e efetividade máxima em sua implementação”, declarou o ministro em seu voto.

O TCU também fez recomendações relativas a questões de segurança, entre elas, a de que a instituição avalie a inclusão de câmeras para monitoramento por circuito fechado de televisão nos locais onde se mostre relevante.

O processo alude à representação formulada pelo subprocurador-geral Paulo Soares Bugarin, membro do Ministério Público junto ao TCU, a qual foi considerada procedente pelo Plenário.

TC 040.676/2019-6

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300