Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Destaques da sessão plenária de 27 de maio

Confira o que foi debatido nesta quarta-feira (27/5) pelo Plenário do TCU
Por Secom TCU
28/05/2020

Contratação de militares da reserva pelo INSS não será suspensa

O Tribunal de Contas da União (TCU) avaliou o pedido de suspensão cautelar da contratação de militares da reserva pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O reforço tem o objetivo de auxiliar no atendimento e reduzir a fila de processos pendentes de análise desse Instituto.

O principal motivo para o pedido de suspensão da contratação seria a suposta violação dos princípios da impessoalidade e da isonomia no que diz respeito ao pessoal a ser contratado.

Para o TCU, no entanto, não há necessidade de suspender a contratação neste momento. A utilização de pessoal aposentado há no máximo cinco anos, com experiência técnica na área, poderá diminuir o tempo e os custos com treinamento e aumentar a segurança do serviço que será prestado à população. O Tribunal também considerou que um processo seletivo amplo seria mais lento e oneroso no atual cenário, devido ao isolamento social por conta da pandemia.

Dessa forma, o pedido de suspensão cautelar foi negado, mas a Corte de Contas ainda fará análise com maior profundidade do mérito da contratação, após a realização de oitivas e medidas saneadoras.

Serviço:

TC 000.690/2020-1
Secom – SG

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300