Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Equipe do ClimateScanner participa de treinamento do PNUD sobre mudanças climáticas

Servidores do TCU e especialistas das Nações Unidas debateram os compromissos internacionais relacionados às mudanças do clima. A ação faz parte do processo de desenvolvimento da ferramenta que irá avaliar e monitorar ações dos governos para enfrentar a crise climática
Por Secom TCU
08/08/2023

1.pngNa última semana, a equipe que atua no desenvolvimento do ClimateScanner participou de treinamento sobre mudanças climáticas ministrado por representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). No encontro, os participantes discutiram documentos e relatórios apresentados pelos países à Organização das Nações Unidas (ONU) a respeito dos seus compromissos relacionados às mudanças do clima. A capacitação marca a parceria entre o Tribunal de Contas da União (TCU), como presidente da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), e o PNUD no projeto ClimateScanner. 

ClimateScanner é uma ferramenta em desenvolvimento que tem por objetivo permitir que as instituições superiores de controle (ISC) avaliem e monitorem as ações dos governos para enfrentar a crise climática. O projeto é uma iniciativa global que irá coletar, consolidar e dar publicidade aos dados sobre ações governamentais relacionadas às mudanças climáticas. O trabalho é divido em três eixos: governança, financiamento e políticas públicas relacionadas ao clima. 

Em julho, o TCU reuniu ISCs de vários países para apresentar a primeira versão do ClimateScanner. O encontro, realizado em Foz do Iguaçu (PR), marcou a aprovação dos indicadores da ferramenta, tais como o referente às NDC (Nationally Determined Contribution) e o de envolvimento das partes interessadas (stakeholder engagement). Também foi lançada a pesquisa global que permitirá identificar oportunidades de capacitação para o ClimateScanner.

f7fe938a-72ee-4a50-a197-048528b5c81e.jpegPróximos passos

Ao longo de 2023, o TCU irá promover os testes-piloto do ClimateScanner 1.0. Os resultados desses testes serão discutidos em reunião técnica prevista para o final de setembro. Na ocasião, os participantes irão debater possíveis ajustes na metodologia. Ao mesmo tempo, será aplicada, até setembro, pesquisa global para avaliar a experiência e capacidades das ISC em auditorias de mudanças climáticas. Os resultados dessa pesquisa permitirão identificar desafios e oportunidades para capacitação.

Em seguida, o ClimateScanner será apresentado na COP 28. A Conferência das Partes é o encontro anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Em 2023, a conferência será realizada nos Emirados Árabes Unidos, em sua 28ª edição. A execução do ClimateScanner, incluindo o ciclo de capacitação das ISC, está prevista para começar em 2024.

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300