Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Exposição Percursos da Saúde no Brasil é exibida no hotsite do programa TCU+Cidades

Disponível com horários de visitações mediadas, pensadas exclusivamente para os gestores municipais, a exposição virtual “Percursos da Saúde no Brasil: a contribuição do TCU” explica como o SUS atua na vida dos cidadãos e promove reflexões sobre o futuro da saúde no Brasil.
Por Secom TCU
15/07/2021

Categorias

  • Gestão municipal

O programa de apoio à gestão municipal responsável TCU+Cidades e o Centro Cultural TCU firmaram parceria com o objetivo de aproximar o gestor público do Tribunal de Contas da União. Uma das iniciativas já implementada foi levar a exposição “Percursos da Saúde no Brasil: a contribuição do TCU” para compor a área da saúde, dentro do hotsite do programa.

Agora, o gestor público pode escolher a opção de visitar o hotsite da exposição e fazer um tour virtual, ou se inscrever para fazer a visita virtual mediada.  A exposição traz perspectivas sobre como o Sistema Único de Saúde (SUS) atua na vida dos cidadãos, de que forma funciona a atenção básica, média e de alta complexidade no sistema, além de adentrar o universo da saúde indígena e promover reflexões sobre o futuro da saúde no Brasil.

A historiadora do Centro Cultural TCU, Tupá Guerra, explica que foram criados horários especiais acompanhados de mediação pensada excepcionalmente para esse grupo. “Utilizar a exposição como apoio no programa TCU+Cidades é uma forma de fazer com que o trabalho do TCU chegue até o gestor municipal de forma mais acessível, além de colaborar com o entendimento do funcionamento do Tribunal e do Sistema de Único de Saúde”, afirma.

Segundo ela, vários aspectos da exposição serão utilizados como parte da estratégia de aproximação com o gestor. “O primeiro foi a disponibilização de horários de mediação exclusivos para os gestores municipais. Assim eles têm a possibilidade de conhecer virtualmente a exposição acompanhados de mediação desenvolvida exclusivamente para eles”, comenta.

De acordo com Tupá Guerra, a estratégia de apoio ao programa TCU+Cidades se dará ao longo do ano. “A disponibilização do link da exposição no site do TCU+Cidades e a criação desses horários especiais que atendam os gestores municipais foi a primeira parte da ação. Além disso, vamos publicar vídeos e produzir material gráfico para ser disponibilizado aos gestores como material de apoio”, elencou a historiadora e uma das idealizadoras da parceria.

“A visitação tem sido muito interessante! Utilizamos nossa exposição virtual, que foi criada no ambiente digital, pois o espaço físico está com as visitações suspensas no momento, por conta da pandemia”, afirma a coordenadora do programa educativo do Centro Cultural TCU, Ingrid Meira

A Exposição

A mostra “Percursos da Saúde no Brasil” visa apresentar, a toda a comunidade, as auditorias realizadas pelo TCU que tiveram grande impacto na melhoria do serviço de saúde do País. As exposições físicas são interativas e contam com vídeos, fotos, projeções e peças de museu que instigam o público a refletir sobre o papel de cada um na melhoria da saúde nacional e como o Tribunal pode contribuir neste sentido. Nesse momento, a exposição está disponível apenas de forma virtual. Acesse aqui a tour virtual pela exposição. 

O Programa TCU+Cidades

O Tribunal de Contas da União (TCU), preocupado com a melhoria da gestão municipal, desenvolveu o Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável – TCU+Cidades. A iniciativa busca estimular a entrega de serviços públicos de qualidade por meio de uma maior aproximação com a realidade enfrentada pelos municípios na gestão da coisa pública. 

Ao facilitar o acesso aos entendimentos e às publicações do Tribunal, o programa pretende apoiar os gestores dos 5.570 municípios brasileiros, com informações qualificadas sobre questões essenciais para a administração municipal, como gestão fiscal, transferências, execução de políticas públicas e prestação de contas.

O objetivo do Tribunal com o projeto é atuar de forma pedagógica e orientativa junto aos municípios brasileiros para contribuir com a qualificação dos gestores municipais e prevenir falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos. 

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300