Pular para o conteúdo principal

Notícias

Fortaleza sedia 34ª Assembleia Geral da OLACEFS

Capital cearense recebe delegações de 22 países para debater futuro do controle externo regional e eleger nova presidência da Organização Latino-Americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle

Por Secom

olacefs capa

De 25 a 28 de novembro, Fortaleza será palco da 34ª Assembleia Geral da Organização Latino-Americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle (OLACEFS). O encontro reunirá delegações de 22 países para discutir o futuro do controle externo na região e eleger a presidência da organização para o período 2026¿2028, cargo para o qual o TCU concorre. Se eleito, o Tribunal assumirá a liderança pelos próximos três anos, ampliando a projeção internacional do Brasil em temas como auditoria ambiental, transformação digital e participação cidadã.

O encontro é o principal fórum anual da entidade e reúne autoridades para cooperação técnica, intercâmbio de experiências e definição de prioridades estratégicas. A programação inclui sessões plenárias e painéis dedicados a temas prioritários para as instituições superiores de controle (ISC), como:

  • inovação e modernização administrativa;
  • controle interno e fortalecimento institucional;
  • transformação digital e uso de inteligência artificial;
  • sustentabilidade, mudanças climáticas e transição energética;
  • participação cidadã;
  • equidade, diversidade e inclusão;
  • pobreza multidimensional.

O TCU apresentará iniciativas como o coLAB-i, o ClimateScanner, o Painel ClimaBrasil, o Programa Adopte e ações vinculadas ao Selo de Igualdade de Gênero do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Também serão detalhados o Guia de Auditoria da Transição Energética (Gate), desenvolvido pela Comissão Técnica de Infraestrutura e Transições Energéticas (Coinfra), presidida pelo TCU; e o Olasis, novo Sistema de Informação Sustentável da OLACEFS.

Estão previstas ainda reuniões bilaterais com Colômbia, Panamá e República Dominicana para assinatura de Memorandos de Entendimento (MoUs), ampliando a rede de cooperação técnica regional.

Sobre a OLACEFS

Com mais de 60 anos de atuação, a OLACEFS reúne as instituições de controle externo de 22 países da América Latina e do Caribe. A organização promove auditorias coordenadas, capacitações e iniciativas de fortalecimento institucional. Atualmente, a presidência é exercida pelo Paraguai e a Secretaria Executiva, pelo México.

Serviço

Secom - DG/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadao - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Voltar ao topo