Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Fotografia do ministro José Mucio passa a compor a galeria de presidentes do TCU

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (9/6), o TCU homenageou o ministro emérito José Mucio Monteiro com a aposição de sua fotografia na Galeria de Presidentes. Mucio foi ministro do Tribunal de 2009 a 2020
Por Secom TCU
10/06/2022

ALE_1801.JPG

O Tribunal de Contas da União (TCU) homenageou o ministro emérito José Mucio Monteiro nesta quinta-feira (9/6). A solenidade de aposição da sua fotografia na Galeria de Presidentes reuniu autoridades na sede da Corte de Contas para celebrar a trajetória de Mucio, que ingressou no Tribunal em 2009 e foi presidente da Casa de 2019 a 2020. A cerimônia foi prorrogada em quase um ano devido à pandemia.

ALE_1668.JPGA presidente do TCU, ministra Ana Arraes, realizou a abertura da cerimônia e destacou a convivência que tiveram por quase 10 anos no Tribunal. “Sua presença de espírito, inteligência e simpatia enriqueceram cada um dos momentos que partilhamos. Hoje, a aposição de sua foto na galeria simboliza sua trajetória exitosa neste Tribunal, uma estrela a abrilhantar nossa história”, afirmou.

Em seu discurso, o ministro emérito ressaltou a boa convivência que teve com ministros e procuradores do Tribunal, além de todo o corpo funcional, entre servidores, terceirizados e comissionados. “Quero dizer que a convivência com vocês foi um grande e permanente aprendizado. Alguns me ensinaram com palavras, outros com gestos, com atitudes e até com os silêncios”, disse.

Mucio observou que sucedeu dois ministros nordestinos, Aroldo Cedraz e Raimundo Carneiro, e que tanto sua sucessora, a presidente Ana Arraes, quanto os próximos ministros que vão ocupar a presidência do TCU, Bruno Dantas e Vital do Rêgo, são naturais da região Nordeste. Em seguida, destacou que a Corte de Contas deve contribuir de forma efetiva para a redução da desigualdade social no Brasil.

ALE_1698.JPG“Espero que este Tribunal continue trabalhando para diminuir as diferenças tão profundas que fizeram desse país uma nação injusta, com tantos excluídos. Cada um tem que fazer a sua parte. Não podemos ser cúmplices dessa omissão histórica que vem lá da abolição. O gesto político da abolição da escravatura não teve sequência porque os escravos foram abandonados e são seus sucessores que vivem pelas ruas abandonados”. O ministro emérito também ressaltou dados como 12 milhões de desempregados e 33 milhões de pessoas abaixo da linha na pobreza.

Ao destacar que seu último ato oficial na Corte de Contas foi a aposição da fotografia, refletiu sobre o significado dos retratos. “O melhor álbum de retrato que podemos ter são as nossas lembranças impressas na nossa memória e que nunca vamos esquecer. Essas lembranças não empoeiram, não mudam de cor, não desbotam, e podem ser revisitadas permanentemente porque se tornam companheiras inseparáveis, é nossa permanente galeria de fotos. Trago de todos vocês maravilhosas lembranças, sou grato, e de tão boas tenho a certeza de que não vão desbotar, não ficarão amarelas, porque as coisas que tenho na memória não só as guardo como sei de cor”, concluiu.

Presenças – Além da presidente Ana Arraes, a solenidade foi prestigiada pelas seguintes autoridades: o deputado federal Fernando Monteiro de Albuquerque; o vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas; os ministros do TCU Jorge Oliveira e Antonio Anastasia; e os ministros-substitutos Augusto Sherman e Weder de Oliveira.

Também estiveram presentes a procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado da Costa e Silva, o subprocurador-geral do MPTCU, Paulo Soares Bugarin; o ministro emérito José Jorge de Vasconcelos Lima; o ministro substituto emérito do TCU Lincoln Magalhães da Rocha; e o subprocurador-geral emérito do TCU, Sebastião Baptista Affonso.

4b70b61b-59d9-436a-beca-7db6974c5297.jpg

 

Aposição de foto Ministro Emérito José Mucio 09/06/2022

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300