Imprensa
Instituições superiores de controle da Ásia conhecem o ClimateScanner
Equipes das Organizações das Instituições Superiores de Controle da Asia (ASOSAI) participaram, na última semana, da quinta oficina de capacitação regional para a aplicação da ferramenta ClimateScanner. O encontro ocorreu em Jaipur, na Índia, e reuniu 28 auditores de 17 países: Bangladesh, Butão, Cazaquistão, Coreia do Sul, Filipinas, Geórgia, Índia, Indonésia, Maldivas, Malásia, Mongólia, Myanmar, Nepal, Tailândia, Tajiquistão, Turquia, Vietnã.
O treinamento técnico foi organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (WGEA INTOSAI), a ASOSAI, além da instituição superior de controle da Índia e do Centro Internacional para Auditoria Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (iCED, na sigla em inglês).
O cordenador regional para a Ásia-Pacífico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Krib Sitathani, o diretor do iCED, Mehul Grover, a subcontroladora e auditora-geral adicional da ISC Índia, Sayantani Jafa, e a pesquisadora sênior do Instituto de Energia e Recursos (Teri, na sigla em inglês), Suruchi Bhadwal, foram alguns dos especialistas participantes.
Por meio de exercícios simulados com dados reais de seus países ou de nações fictícias, os convidados conheceram a fundo o funcionamento e a proposta do ClimateScanner. Baseada em três eixos – financiamento, governança e políticas públicas –, a ferramenta tem como objetivo principal permitir que as instituições superiores de controle (ISC) avaliem de forma rápida e eficiente as ações de governo relacionadas à crise do clima.
Próximos treinamentos
Os workshops internacionais com os grupos regionais da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI) seguem até esta sexta-feira (2/8), em Pretória, na África do Sul, para membros da Organização das Instituições Superiores de Controle da África de Língua Inglesa (AFROSAI-E) e da Organização das Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OISC-CPLP).
Já entre 30 de setembro e 4 de outubro, acontecerá no Rio de Janeiro a última chamada para as ISC conhecerem o ClimateScanner. Terão prioridade no treinamento as instituições superiores de controle que não puderam participar dos encontros regionais.
O projeto ClimateScanner conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os resultados da iniciativa serão apresentados durante a COP29, que será realizada em novembro, no Azerbaijão.
Clique e conheça: https://sites.tcu.gov.br/climatescanner/
___________________________________________
SERVIÇO
Secom – DG/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br