Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Jhonatan de Jesus é nomeado ministro do TCU

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1/3). O novo integrante da Corte de Contas foi indicado pela Câmara dos Deputados e passou por sabatina do Senado para ser aprovado.
Por Secom TCU
01/03/2023

Jhonatan Pereira de Jesus foi nomeado, nesta quarta-feira (1/3), para exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de hoje. Ele foi indicado pela Câmara dos Deputados e passou por sabatina no Senado para ser aprovado para o cargo.  

O novo integrante da Corte de Contas assume a vaga aberta em razão da aposentadoria da ministra Ana Arraes. Formado em medicina pela Universidade Católica de Brasília, Jhonatan de Jesus faz mestrado em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).   

Deputado federal pelo estado de Roraima, foi eleito pela primeira vez em 2010. Durante sua trajetória parlamentar, atuou como presidente da Comissão de Minas e Energia e foi membro titular da Comissão de Seguridade e Família.   

Como são escolhidos os ministros do TCU 

O TCU é um órgão colegiado e as decisões são tomadas pelo Plenário ou por uma das duas Câmaras. O Plenário é formado por nove ministros e a eleição para compor o Tribunal segue a legislação vigente no Artigo 73 da Constituição Federal.  

A lei determina que três nomes sejam indicados pelo presidente da República (sendo duas entre ministros-substitutos e membros do Ministério Público junto ao TCU), três pelo Senado Federal e três pela Câmara dos Deputados. 

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300