Pular para o conteúdo principal

Notícias

Ministros Benjamin Zymler e Walton Alencar participam de seminário na França

O "Joint OECD-IDI Seminars for SAI Leadership on Audit and Public Financial Management" ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro. Na ocasião, os ministros também realizaram encontro bilateral com o secretário-geral adjunto da OCDE, Yoshiki Takeuchi

Por Secom

Resumo

O "Joint OECD-IDI Seminars for SAI Leadership on Audit and Public Financial Management" ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro. Na ocasião, os ministros também realizaram encontro bilateral com o secretário-geral adjunto da OCDE, Yoshiki Takeuchi

Image.jpg

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler e Walton Alencar Rodrigues e a servidora Fernanda Schreiber Bispo, assessora do ministro Zymler, participaram do Joint OECD-IDI Seminars for SAI Leadership on Audit and Public Financial Management, realizado em Paris, na França. O seminário, coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Iniciativa de Desenvolvimento da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (IDI-Intosai), foi composto por palestras direcionadas à capacitação de líderes nas áreas de auditoria e de gestão de finanças públicas.

Na oportunidade, foram debatidos temas relevantes, como a profissionalização dos auditores operacionais; práticas inovadoras de auditoria operacional; digitalização e inteligência artificial em gestão de finanças públicas e auditoria; e auditoria de sustentabilidade e orçamento verde. Além disso, os palestrantes compartilharam suas experiências, iniciativas e desafios relacionados ao planejamento e aos impactos dos trabalhos de auditoria.

O evento contou com exposições conduzidas por representantes de diversas instituições superiores de controle (ISC), como o vice-auditor Geral de Malta, Noel Camilleri; o vice-diretor do Tribunal de Contas da Romênia, Adrian Gogolan; o conselheiro do Tribunal de Contas da França, Jean-Christophe Potton; a diretora de auditoria da Irlanda, Deirdre Quaid; o juiz da Instituição Suprema de Auditoria da Itália, Giulio Stolfi; a diretora do Gabinete Supremo de Auditoria da República Eslovaca, Jana Juriová; e o controlador do Estado e Ombudsman de Israel, Matanyahu Englman.

240x180px_BZ_Prancheta 1.png

Na ocasião, também foi realizado encontro bilateral entre os ministros Benjamin Zymler e Walton Alencar Rodrigues e o secretário-geral adjunto da OCDE, Yoshiki Takeuchi. Na reunião, foram abordados aspectos atinentes ao processo de entrada do Brasil na OCDE. Em 2021, o Brasil deu início ao ingresso formal na OCDE e, após aderir aos valores, visão e prioridades da organização, os seus membros aprovaram, em junho de 2022, o Roteiro para a Adesão do Brasil à Convenção da OCDE, estabelecendo os termos, condições e processo para sua adesão.

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Voltar ao topo