Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Ministros do TCU prestigiam posse de Alexandre de Moraes para presidência do TSE

O vice-presidente Bruno Dantas, no exercício da Presidência, e os ministros Aroldo Cedraz, Jorge de Oliveira e Antonio Anastasia estiveram presentes na solenidade de posse, na última terça-feira (16/8)
Por Secom TCU
18/08/2022

imagem_materia.jpgO Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esteve reunido, na última terça-feira (16/8), para dar posse aos novos presidente e vice-presidente da Corte Eleitoral, ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, respectivamente. O vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, e os ministros Aroldo Cedraz, Jorge de Oliveira e Antonio Anastasia prestigiaram a solenidade de posse. 

O novo presidente do TSE conduzirá a Corte Eleitoral até junho de 2024. A ele caberá presidir as Eleições Gerais de 2022 e iniciar os trabalhos de preparação do próximo pleito municipal.

Na sessão solene, além dos ministros do TSE e do procurador-geral eleitoral, Augusto Aras, também integraram a mesa de honra os presidentes da República, Jair Bolsonaro, do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.

Composição do TSE

O TSE é integrado por, no mínimo, sete ministros. Três ministros são do STF, um dos quais é o presidente da Corte. Dois ministros são do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, e dois são juristas, provenientes da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Sobre os ministros

Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo (SP). É ministro efetivo do TSE desde 2 de junho de 2020. Possui doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do Direito. Atuou como promotor de Justiça, advogado, professor de Direito Constitucional, consultor jurídico e ministro da Justiça. Tomou posse como ministro do STF em março de 2017.

Ricardo Lewandowski nasceu no Rio de Janeiro e é ministro do STF desde 16 de março de 2006. É doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e master of arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University. Antes de ingressar no STF, também foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e juiz do Tribunal de Alçada Criminal do estado. Lewandowski já presidiu o TSE de 2010 a 2012.
 

 

Serviço

Da Redação/Secom

Com informações de: www.tse.jus.br  

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300