Novos auditores do TCU tomam posse nesta quarta-feira
Os aprovados foram habilitados em concurso público para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, Área e Especialidade Controle Externo. O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, fez o discurso de boas-vindas
Por Secom
Os 69 novos auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) tomaram posse nesta quarta-feira (25/5) no auditório da sede, em Brasília (DF). Os aprovados foram habilitados em concurso público para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, Área e Especialidade Controle Externo, e nomeados pela Portaria TCU nº 106, de 22/5/2023. No total, o concurso teve 19.932 candidatos.
O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, fez o discurso de boas-vindas e considerou a chegada dos novos servidores como uma oportunidade de fortalecer as áreas de atuação do Tribunal. “A chegada de profissionais capacitados e comprometidos dá a oportunidade de receber novas perspectivas, novas ideias, novas abordagens, enriquecendo o ambiente de trabalho e promovendo a inovação”, afirmou.
A variedade de perfis dos nomeados foi destaque na fala de Dantas. Do total, 21% são mulheres. “A presença feminina nesta turma é, para nós, motivo de alegria. Acreditamos firmemente na importância da diversidade para o fortalecimento das instituições e a construção de uma sociedade mais justa e mais igualitária. Ainda temos um longo caminho a percorrer em termos de igualdade de gênero, mas a representação de 21% de mulheres entre os nomeados é um passo significativo, considerando que na turma anterior apenas 8% das vagas foram preenchidas por mulheres”, disse o presidente.
Além da maior representação de mulheres, a diferença de idade e áreas de atuação também foram pontos evidenciados. Os servidores têm entre 25 e 52 anos de idade e são de áreas diversas como engenharia, biotecnologia, ciência da computação e desenho industrial. “Essa variedade traz uma riqueza de experiências e de perspectivas que, certamente, contribuirão para nossa evolução contínua. Cada um desempenhará um papel essencial na fiscalização, na auditoria e na promoção da boa governança em nosso país e para a construção de um Brasil mais justo e mais transparente”, finalizou Bruno Dantas.
O orador da turma, Jeferson Curtinovi, discursou em nome dos empossados. “Hoje somos recompensados pelo esforço, pela entrega, pela tenacidade e pelas renúncias. As perguntas que teremos que responder a partir de agora serão muito mais complexas e muito mais profundas. As respostas não estão necessariamente em livros ou vendidas em cursos. Vão exigir sensibilidade e perspicácia, um olhar aguçado para os problemas que nos cercam. Afinal, a auditoria é sobre pessoas e realidades. Vão exigir que ouçamos mais do que falemos e pensamento crítico”, destacou.
Participaram da cerimônia os ministros Jorge Oliveira e Antonio Anastasia, o secretário-geral da Presidência, Frederico Carvalho Dias, a secretária-geral de Controle Externo, Ana Paula Sampaio, e o secretário-geral de Administração, Marcio Albuquerque. O diretor-geral do Instituto Serzedello Corrêa, Adriano Cesar Ferreira, e o secretário de Gestão de Pessoas, Egbert Nascimento Buarque.
Leia a íntegra do discurso de Jeferson Curtinovi, orador da turma.
Serviço:
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br