Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Presidente do TCU participa da cerimônia de abertura do Ano Judiciário de 2023 e da posse dos senadores

Ministro Bruno Dantas acompanhou as solenidades realizadas nas sedes do Supremo Tribunal Federal e do Senado, em Brasília.
Por Secom TCU
01/02/2023

Na manhã desta quarta-feira (1º/2), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, participou da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2023, realizada na sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

Inicio do Ano Judiciario 2023_Credito STF.jpg

Para o presidente, “o Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição Federal, é uma instituição profundamente comprometida com a garantia da democracia e com a defesa do Estado Democrático de Direito por meio de inclusão, igualdade e diálogo com os demais poderes”.

A cerimônia foi marcada por falas em defesa da democracia. Em seu discurso, a ministra Rosa Weber, presidente do STF, reforçou que “o sentimento de respeito pela ordem democrática continua e continuará a iluminar as mentes e os corações dos juízes da Corte Suprema, que não hesitarão em fazer prevalecer sempre os fundamentos éticos e políticos que informam e dão sustentação ao Estado Democrático de Direito”.

A solenidade contou com a presença dos ministros do STF, do presidente da República e do vice, Luís Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, do ex-presidente José Sarney, do procurador-geral da República, Augusto Aras, entre outras autoridades.

800x600_destaque_Prancheta 1.png

Posse dos senadores

Também nesta quarta-feira, o presidente Bruno Dantas prestigiou a solenidade de posse dos 27 senadores eleitos em 2022 para mandatos de oito anos. Os parlamentares foram empossados em uma sessão preparatória, ocasião em que se comprometeram a cumprir a Constituição Federal. O período legislativo começa oficialmente nesta quinta-feira (2/2).

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300