Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Presidente em exercício do TCU acompanha trabalhos da Justiça Eleitoral no 1º turno das eleições

O ministro Bruno Dantas acompanhou os testes de integridade realizados pelo TSE e a checagem dos boletins de urna feita pelos auditores de controle externo
Por Secom TCU
02/10/2022

Na tarde deste domingo (2/10), o presidente em exercício do TCU, ministro Bruno Dantas, esteve na Escola Canadense, em Brasília (DF), para verificar o andamento do projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade das urnas eletrônicas. Foi a primeira vez que a Justiça Eleitoral utilizou as impressões digitais de eleitores voluntários para liberar o acesso às urnas sorteadas para o teste.

WhatsApp Image 2022-10-02 at 12.33.09.jpeg

 

Bruno Dantas também acompanhou, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Teste de Integridade convencional, sem o uso da biometria. A auditoria é feita há 20 anos pela Justiça Eleitoral para atestar o grau de confiança nas urnas eletrônicas.

WhatsApp Image 2022-10-02 at 19.58.46.jpeg

O Teste de Integridade foi realizado em 641 urnas eletrônicas em todo o país. Desse total, 56 equipamentos foram auditados no projeto-piloto com biometria (8,74% da amostra).

Na sede do TCU, o ministro Bruno Dantas acompanhou a análise dos Boletins de Urna (BUs) feita, pela primeira vez em uma eleição, por auditores de controle externo. Uma equipe foi escalada para consolidar as informações de 540 BUs enviados por auditores dos 26 estados e do Distrito Federal. Os documentos foram coletados de forma aleatória para verificação.

Aos jornalistas que estiveram no local, o ministro, que é relator da auditoria em curso no Tribunal, destacou o ineditismo da ação e a atitude colaborativa do TSE durante todas as etapas da auditoria, em andamento desde 2021. "O que o TCU está verificando, neste momento, é se a transmissão dos dados conta com todas as etapas de segurança necessárias. O TSE tem atuado de forma colaborativa, respondendo com presteza todas as informações solicitadas pela nossa equipe de auditores", afirmou.

WhatsApp Image 2022-10-02 at 18.11.09.jpeg

 

Agora no fim do dia, o presidente em exercício do TCU acompanha a totalização dos resultados das eleições no Tribunal Superior Eleitoral.

 

Saiba mais sobre a auditoria do TCU no processo eleitoral brasileiro: https://portal.tcu.gov.br/tcu-nas-eleicoes-2022.htm

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300