Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Programa Nacional de Transparência Pública inicia 3º ciclo de fiscalização de portais de órgãos públicos

Iniciativa visa reforçar a transparência e o acesso à informação em organizações públicas, tendo por base as diretrizes das leis de acesso à informação e de responsabilidade fiscal
Por Secom TCU
05/06/2024

Categorias

  • Administração

O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que pretende avaliar a conformidade das informações disponibilizadas nos portais de órgãos públicos de todo o país, começou seu 3º ciclo de avaliação no dia 27 de maio. A análise dos sites é feita com base nas diretrizes estabelecidas pela Lei de Acesso à Informação (LAI) e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O PNTP tem adotado em 2024 a mesma metodologia utilizada em 2023, que é baseada na autoavaliação realizada pelos próprios órgãos. Essas autoavaliações serão, posteriormente, validadas pelos auditores dos Tribunais de Contas Estaduais (TCE).

No âmbito federal, as organizações têm até o dia 15 de junho para concluir suas autoavaliações, enquanto a validação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ocorrerá entre 17 de junho e 5 de julho.

Neste ano, as informações de transparência das 53 organizações avaliadas em 2023 serão reexaminadas, permitindo comparações detalhadas ao longo do tempo. Os resultados dessas avaliações, incluindo as respostas das organizações e as validações feitas pelos TCE, serão disponibilizados em tempo real para a sociedade através do portal Radar da Transparência Pública.

O PNTP

O PNTP foi idealizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) juntamente com o Tribunal de Contas União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Para saber mais sobre normas e as boas práticas de transparência em portais públicos, acesse a cartilha da Atricon sobre o assunto: Acesso à Informação na Prática: orientações para cidadãos, gestores públicos e Tribunais de Contas.

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – LB/pc

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300