Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Projeto “Fortalecimento do Controle Externo na Área Ambiental" realiza evento de encerramento nesta quinta-feira (6/5)

Parceria entre TCU, Olacefs e Cooperação Alemã, por meio da GIZ, conclui suas atividades com apresentação de resultados
Por Secom TCU
05/05/2021

NOTA SITIO OLACEFS-PT.jpg

Nesta quinta-feira (6/5), das 15h às 16h30 (horário de Brasília), será realizado o evento on-line de encerramento e apresentação dos resultados do projeto regional “Fortalecimento do Controle Externo na Área Ambiental, implementado pela Cooperação Alemã, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs).

Na ocasião, será lançada a Revista Regional Olacefs-GIZ, que visa divulgar os impactos das iniciativas desenvolvidas ao longo da implantação do Projeto. Também será uma oportunidade de se discutir e visualizar perspectivas e desafios para as EFS daqui por diante. A revista virtual será disponibilizada em espanhol, inglês e português, nos sites do TCU e Olacefs.

Durante cinco anos, o Projeto Fortalecimento do Controle Externo na Área Ambiental teve a oportunidade de colaborar com a Olacefs em várias iniciativas e atingiu o objetivo de promover e fortalecer o controle externo na área ambiental, contribuindo, sobretudo, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, os objetivos traçados foram gradativamente alcançados e, nos últimos meses, esforços foram somados para promover ações e desenvolver iniciativas que permitissem caminhar para um paradigma diferente, alcançando novas perspectivas para as EFS no tocante ao controle de contas na área ambiental.

Participarão do encontro o controlador-geral da República do Peru e presidente da Olacefs, Nelson Shack Yalta; o controlador-geral da República do Chile e secretário-executivo da Olacefs, Jorge Bermúdez Soto; o presidente do Comitê de Criação de Capacidades da Olacefs (CCC) e ministro do TCU, Augusto Nardes; o diretor do Projeto Regional Fortalecimento do Controle Externo na Área Ambiental, Erwin Ramírez Gutiérrez; e o representante da Comissão Técnica Especial de Meio Ambiente da Olacefs (Comtema) e secretário de Controle Externo da Agricultura e do Meio Ambiente do TCU, Hugo Chudyson; entre outras autoridades e representantes.

O evento terá tradução simultânea para os idiomas inglês e espanhol e será realizado na plataforma Zoom. Para participar, clique aqui

Programação

Sessão técnica

15h – Boas-vindas e orientações metodológicas - Patricia Bermúdez (moderadora)

15h10 – Resultados e aprendizados do Projeto - Erwin Alberto Ramírez Gutiérrez (diretor do Projeto Regional Fortalecimento do Controle Externo na Área Ambiental)

15h20 – Governança Ambiental – apresentação da revista de resultados do Projeto - Fabiana Dias (especialista em Comunicação)  

15h30 – Visão de futuro: oportunidades e benefícios da cooperação técnica para a comunidade de EFS -  Hugo Chudyson (representante da Comtema/Olacefs e secretário da SecexAgroAmbiental/TCU)

Sessão protocolar

15h40 – Pós-pandemia: perspectivas da Cooperação Alemã (representante da Cooperação Alemã/GIZ, por definir)        

15h50 – As EFS da América Latina e do Caribe e sua contribuição no contexto global do controle externo - Augusto Nardes (ministro do TCU e presidente do CCC/Olacefs)

16h – Perspectivas da Olacefs para ajudar a consolidar os impactos nos níveis nacional, EFS e regional -       Dr. Jorge Bermúdez Soto (controlador-geral da República do Chile e secretário-executivo da Olacefs)

16h10 - Fortalecimento regional do controle externo para um futuro sustentável - Nelson Shack Yalta (controlador-geral da República do Peru e presidente da Olacefs)

16h20 – Encerramento - Patricia Bermúdez (moderadora)  

Serviço

Secom

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300