Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Seção das Sessões

TCU declara nulidade parcial de acórdão por vício insanável na citação de um dos responsáveis solidários.
Por Secom TCU
21/09/2022

Na sessão Plenária do dia 14 de setembro, o Tribunal de Contas da União apreciou, em processo de tomada de contas especial, petição inominada apresentada por responsável, questionando a nulidade da sua citação.

Por meio do Acórdão 2.096/2021-Plenário, entre outras deliberações, o peticionário foi considerado revel, teve as contas julgadas irregulares e foi condenado em débito solidário com outros responsáveis. 

Tanto a unidade técnica quanto o Ministério Público junto ao TCU reconheceram a existência de vício processual, caracterizado pela nulidade da citação do requerente, uma vez que fora entregue em endereço diverso de onde ele residia, acarretando inequívoco prejuízo à ampla defesa e ao contraditório.

Nada obstante, os pareceres divergiram quanto à extensão dos efeitos da nulidade aos demais responsáveis solidários, ou seja, se os atos praticados em relação a estes, em igual situação processual à do peticionante, seriam convalidados ou não. 

O relator, ministro Jorge Oliveira, acompanhou o parecer do Ministério Público junto ao TCU, no sentido de declarar a nulidade parcial do acórdão condenatório, dando-se a ele nova redação, com a exclusão do peticionante, mantendo-se íntegras as demais disposições em relação aos outros responsáveis. 

Destacou, consoante defendido pelo Parquet especializado, que a ausência de citação de um responsável solidário não impede o prosseguimento do processo em relação aos outros, tendo em vista que o instituto da solidariedade passiva é benefício do credor, e não direito dos responsáveis solidários.

Nesse sentido, lembrou o entendimento expresso no seguinte enunciado obtido na Jurisprudência Selecionada do TCU, extraído dos Acórdãos 4.543/2022 – 1ª Câmara e 7.761/2019 – 2ª Câmara: “É possível a declaração de nulidade apenas parcial de acórdão condenatório, por vício insanável na citação de um dos responsabilizados, quando não resultar em prejuízo aos demais responsáveis.”

Com relação à possibilidade de o Tribunal decidir por renovar a citação do peticionante, o ministro Jorge Oliveira também acompanhou o posicionamento do Ministério Público, ressaltando que o longo tempo transcorrido desde a ocorrência das irregularidades, em 2009, resultaria em prejuízo ao exercício do seu direito de defesa. 

Assim, diante dessas circunstâncias, entendeu que o Tribunal poderia deixar de realizar nova citação do responsável, em respeito aos princípios da racionalidade administrativa e da economia processual, até porque os demais responsáveis já haviam sido devidamente citados e condenados.

Ao final, o relator propôs e o Plenário acolheu, por unanimidade, declarar a nulidade parcial do Acórdão 2.096/2021 – Plenário, tão somente para torná-lo sem efeito em relação ao responsável peticionante, sem nenhuma modificação em face dos demais responsáveis, promovendo-se as alterações pertinentes na parte dispositiva da deliberação.

Para mais informações, a coluna recomenda a leitura do Relatório e do Voto condutor do Acórdão 2.053/2022 – Plenário.
 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300