Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU julga processo que avalia o Plano Nacional de Educação

Fiscalização teve foco na elaboração e no monitoramento dos planos subnacionais de educação. Processo será apreciado na sessão plenária desta quarta-feira (22/5)
Por Secom TCU
14/05/2024

Categorias

  • Educação

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar, na sessão plenária desta quarta-feira (22/5), a sexta etapa do processo de acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE). A fiscalização tem como objetivo avaliar a elaboração e o monitoramento dos planos subnacionais de educação do PNE vigente, além de aspectos referentes ao desenho do plano nacional, no que se refere às metas, estratégias e indicadores. Outro objetivo é analisar a atuação do Ministério da Educação no processo de elaboração do próximo PNE.

O acompanhamento também verificou a divisão de responsabilidades entre governos federal, estaduais e municipais, a objetividade das políticas e a mensuração de resultados. A auditoria foi realizada em 2023 e abrange os exercícios de 2014 a 2023. O relator do processo é o ministro Vital do Rêgo.

O PNE determina diretrizes e estratégias para a política educacional, com 20 metas para a educação brasileira que englobam todos os níveis, etapas e modalidades de ensino (desde a creche até a pós-graduação stricto sensu). Cada meta também incorpora um conjunto de estratégias, que representam ações a serem efetivadas pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

 

Auditoria_PNE_info.png

 

_____________________________________________

SERVIÇO

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300