Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU, BNDES e PNUD destacam iniciativa climática em reunião no Rio de Janeiro

Workshop realizado esta semana marca fase final dos treinamentos do ClimateScanner, projeto global de monitoramento climático liderado pelo TCU
Por Secom TCU
03/10/2024

Categorias

  • Gestão Ambiental

Nesta quinta-feira (3/10), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e o representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Claudio Providas, participaram de reunião, no Rio de Janeiro, marcando a etapa final dos treinamentos práticos da ferramenta ClimateScanner. Desenvolvido para apoiar instituições superiores de controle (ISC) na avaliação de políticas climáticas, o ClimateScanner envolve 141 países e é o maior projeto da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI) na atualidade.

Durante a apresentação, o ministro Bruno Dantas enfatizou a importância das parcerias com organismos como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele também detalhou a trajetória do projeto, que começou na Assembleia da INTOSAI, a INCOSAI, em 2022 e incluiu workshops práticos no México, Praga, Fiji, Marrocos, Índia e África do Sul, além de ser apresentado na COP28, realizada nos Emirados Árabes, e na sede da ONU. 

O objetivo é que os primeiros resultados das auditorias climáticas sejam apresentados em novembro na COP29, no Azerbaijão, com expectativa de 50 países já avançados no processo. A meta é que todas as ISC estejam integradas até a COP30, que ocorre no próximo ano no Brasil.

WhatsApp Image 2024-10-03 at 15.29.25.jpeg

“Este momento traz uma carga simbólica e representa não apenas o encerramento de uma etapa de treinamentos técnicos. Os 17 países aqui presentes, por meio de suas ISC, integram um esforço mundial que envolve 141 nações comprometidas com o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do maior desafio de nossa era: as mudanças climáticas”, destacou o ministro. Dantas também reforçou que o objetivo do ClimateScanner não é somente fiscalizar as metas climáticas, mas a eficácia das políticas públicas aplicadas.

APOIO

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, destacou que o banco oferece apoio financeiro e técnico ao projeto, ressaltando a relevância da ferramenta para nações que enfrentam crises climáticas severas. Segundo ele, o TCU faz história ao liderar uma iniciativa que beneficia especialmente os países e populações mais vulneráveis. Já Claudio Providas, representante do PNUD no Brasil, ressaltou que o ClimateScanner é um esforço global que apoia o desenvolvimento de políticas públicas ambientais. A colaboração entre o BNDES, o TCU, e instituições internacionais estabelece um padrão na implementação de ações concretas contra as mudanças climáticas.

PARTICIPAÇÃO

O ClimateScanner Last Call termina nesta sexta-feira (4/10) com a participação de 17 países: Albânia, China, Etiópia, Estados Federados da Micronésia, Letônia, Lituânia, Paquistão, Palestina, República de Belarus, República Dominicana, Rússia, São Martinho, São Vicente e Granadinas, Sudão, Síria, Tunísia e Zâmbia.

O Brasil, ao assumir a liderança da INTOSAI, se consolida como protagonista em iniciativas climáticas, ampliando a voz global das ISC e reafirmando o compromisso com o combate às mudanças climáticas.

WhatsApp Image 2024-10-03 at 15.29.26.jpeg

SOBRE O CLIMATESCANNER

O ClimateScanner é uma iniciativa liderada pela presidência da INTOSAI, exercida pelo TCU, em parceria com o Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental (WGEA, do inglês Working Group on Environmental Auditing). O objetivo principal é desenvolver uma metodologia que permita às instituições superiores de controle realizarem avaliações rápidas das ações dos governos nacionais relacionadas à crise climática, com foco em três eixos: governança, financiamento e políticas públicas. Os resultados da iniciativa serão apresentados na COP29, que ocorrerá em novembro no Azerbaijão.

O ClimateScanner conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) e do PNUD.

Saiba mais: https://sites.tcu.gov.br/climatescanner

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – DG/aw

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br 

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300