Imprensa

TCU comemora 126° Dia dos Tribunais de Contas do Brasil

Comemorado em 17 de janeiro, o Dia dos Tribunais de Contas do Brasil celebra a data em que o TCU entrou efetivamente em funcionamento, em 1893. Isso foi possível, graças aos esforços do então ministro da Fazenda, Serzedello Corrêa
Por Secom TCU
31/01/2019

No dia 17 de janeiro, o Tribunal de Contas da União (TCU) completou 126 anos de funcionamento. Embora o decreto de sua criação tenha sido assinado em 7 de novembro de 1890 (Decreto nº 966-A), por Rui Barbosa, a Corte das Contas somente entrou em funcionamento em 1893 e, por isto, na data comemora-se o Dia dos Tribunais de Contas do Brasil.  

Naquele ano, Serzedello Corrêa, ao assumir o Ministério da Fazenda, fez com que o TCU entrasse em funcionamento. Inicialmente, o Tribunal de Contas tinha a competência de revisar, examinar e julgar todas as operações efetuadas com as receitas e despesas da União.

Desde a Constituição de 1891, o Tribunal esteve presente em todas as cartas magnas. Atualmente, tem o dever de prestar contas ao TCU qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens ou valores públicos pelos quais a União responda.

O Brasil conta com 33 Tribunais de Contas, divididos em três níveis: União (TCU), Estados (nas 26 capitais e Distrito Federal), dos Municípios do Estado (Bahia, Goiás e Pará) e Tribunais de Contas do Município (São Paulo e Rio de Janeiro).

A data é importante por ser o marco do efetivo papel no controle e orientação das contas públicas e dos gestores, bem como para prática da transparência e da ética na prestação de serviços à sociedade brasileira.

Inauguracao-Edificio-Sede---1975.jpg
Inauguração Edifício Sede em Brasília - 1975
Sessao-em-Plenario---1978.jpg
Sessão em Plenário - 1978
Mobiliario-Secex-RJ---antiga-Sede-TCU01.jpg
Mobiliário Secex RJ - antiga Sede TCU

Serviço: 

Secom – IP/AB/ca

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500