Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU decreta indisponibilidade de joias em posse do ex-presidente Jair Bolsonaro

Ministro Augusto Nardes determinou medida cautelar em processo de representação
Por Secom TCU
10/03/2023

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, na noite desta quinta-feira (9/3), que o ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro se abstenha de usar, dispor ou alienar qualquer peça oriunda do acervo de joias objeto do processo TC 003.679/2023-3 até apreciação definitiva da matéria pelo Tribunal. O processo é uma representação que apura indícios de irregularidades relacionadas à tentativa de entrada no país de joias no valor total de 3 milhões de euros.

De acordo com o relator do processo, ministro Augusto Nardes, os indícios “revelam-se de elevada gravidade, seja pelo valor dos objetos questionados, seja pela relevância dos cargos ocupados pelos eventuais autores das irregularidades tratadas”.

Em despacho, o relator determinou também a realização de oitiva de Jair Bolsonaro e do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque para que se manifestem sobre os presentes recebidos e os indícios de irregularidades relacionados ao caso.

No mesmo documento, o ministro determinou diligências à Polícia Federal e à Receita Federal para que, no prazo de 15 dias, encaminhem informações e documentos sobre o material apreendido em outubro de 2021. 

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300