Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU esclarece prefeituras sobre regularização de pendências

Prefeituras municipais estão recebendo ofícios, supostamente oriundos do TCU, que solicitam a regularização de pendências referentes à “inadimplência frente ao TCU".
Por Secom TCU
26/03/2010

      O Tribunal de Contas da União (TCU) informa que não envia ofícios a  prefeituras municipais solicitando regularização de pendências referentes à inadimplência pelo não cumprimento da Lei 9.755/1998 e da Instrução Normativa-TCU nº 28/1999 e que  tampouco mantém convênios ou cooperação técnica com terceiros para tal atividade.
      O Tribunal esclarece, ainda, que não é necessário qualquer pagamento por parte de prefeituras para regularização de dados junto ao site Contas Públicas. As atualizações podem ser feitas diretamente pelo órgão interessado, dispensando o uso de intermediários, mantenedores de sites ou despachantes. 
       Para que os municípios divulguem suas informações na homepage Contas Públicas, é necessário o preenchimento de formulário para  identificação do órgão responsável, do nível de governo (Municípios e Estados) e dos endereços eletrônicos (links) na Internet que permitirão acesso às páginas específicas, contendo os referidos dados e informações. Após preenchido e assinado, o formulário deve ser encaminhado  ao TCU. É aconselhável a leitura do link "Perguntas mais frequentes”, disponível na homepage, antes de se preencher o documento. Ressalta-se que, para o cadastramento, é necessário que as informações já estejam disponíveis na internet.
      Se não houver, por parte do município, o interesse em contratar empresa para a manutenção de seu site, este poderá contar com o registro de domínios ".gov.br", que não sofre cobrança de taxas de registro e manutenção, sendo que para mais informações sobre o assunto e para fazer o registro, o usuário deve acessar o site http://registro.br, o qual é controlado pela Fapesp. 

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300