Imprensa
Tribunal de Contas da União formaliza adesão ao Instituto Rui Barbosa
O Tribunal de Contas da União (TCU) oficializou a adesão ao Instituto Rui Barbosa (IRB) em decisão anunciada nesta quarta-feira (27/11) em sessão plenária. A assinatura do termo de adesão foi realizada pelo presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, consolidando a parceria entre as instituições. O termo possui vigência inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação automática por até dez anos, conforme estabelece a legislação.
O Instituto Rui Barbosa é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o aprimoramento técnico, pedagógico, científico e cultural das Cortes de Contas do Brasil. Com a cooperação, o TCU passa a integrar importante espaço de cooperação institucional que reúne os tribunais de contas do país, contribuindo para a modernização e capacitação técnica do sistema de controle externo brasileiro.
Instituto Rui Barbosa
Criado em 1973 pelos tribunais de contas do Brasil, o Instituto Rui Barbosa (IRB) é conhecido como o “braço acadêmico” do sistema de controle externo. A instituição atua no desenvolvimento técnico e na capacitação dos tribunais, promovendo eventos, seminários, publicações e programas de formação.
Organizado em cinco vice-presidências, o IRB abrange áreas estratégicas como relações institucionais, desenvolvimento institucional, auditoria, políticas públicas e ensino, pesquisa e extensão. Suas atividades incluem tradução e implementação de normas internacionais, fiscalização de políticas públicas, capacitações e redes de escolas de contas.
___________________________________________
SERVIÇO
Secom – JB/aw
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br