Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU seleciona as 4.577 seções eleitorais para amostra da auditoria no sistema eleitoral

A seleção das urnas faz parte da quinta etapa da auditoria sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro. O trabalho está em andamento no Tribunal desde 2021
Por Secom TCU
07/10/2022

No dia 7 de outubro, o secretário-geral da Presidência do Tribunal de Contas da União (TCU), Frederico Carvalho Dias, entregou ao secretário-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Levi Mello, comunicado acerca da relação das 4.577 seções eleitorais selecionadas pelo TCU para compor a amostra da auditoria no sistema eletrônico eleitoral brasileiro, relatada pelo presidente em exercício do TCU, ministro Bruno Dantas. A relação completa foi enviada eletronicamente ao TSE pela equipe de auditoria, no dia 5/10, a fim de garantir a celeridade dos trabalhos.

A seleção da amostra foi realizada no dia 4/10 após a totalização dos votos válidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por uma margem de segurança, o TCU selecionou um número 10% maior do que as 4.161 seções necessárias para a fiscalização.

O secretário-geral do TCU lembrou que essa etapa da entrega do documento com a seleção aleatória das seções eleitorais é importante para que o TCU dê continuidade ao trabalho. “O TCU vem realizando essa auditoria em várias etapas e vem seguindo rigorosamente os padrões internacionais de auditoria”, afirmou Frederico Carvalho.

José Levi Mello fez questão de ressaltar a importância do TCU nessas eleições. “É uma satisfação enorme contar com o acompanhamento do TCU, que é sério, construtivo, sempre presente e que fortifica o trabalho da Justiça Eleitoral. A Justiça Eleitoral é transparente e absolutamente aberta. Aqui só há uma coisa sigilosa: o voto”, disse o secretário-geral do TSE.

O TSE forneceu, logo após a totalização dos votos, a base total de dados utilizada para divulgação dos resultados das eleições em primeiro turno com mais de 470 mil seções eleitorais.

A seleção das urnas faz parte da quinta etapa da auditoria, fase em que o TSE envia ao TCU os Boletins de Urnas (BUs) impressos dessas 4.577 urnas. A partir daí, o TCU digitaliza cada um desses arquivos, transforma-os em formato PDF para convertê-los em dados consumíveis por máquinas.

Para viabilizar essa auditoria, a equipe da Secretaria de Fiscalização de TI do TCU (Sefti) desenvolveu tecnologia própria ao criar programas codificados com o uso da Linguagem Python e do Banco de Dados SQL Server capazes de fazer o reconhecimento dos QR Codes dos BU e o cruzamento das informações, além de verificar se as informações divulgadas pelo TSE são exatamente iguais às dos arquivos impressos nos BUs.

Confira o número de seções eleitorais selecionadas por estado:

*zz se refere aos boletins de urnas do exterior

selecao-das-urnas_TABELA.png

 

TSE recebe relatório do TCU, referente as auditorias das urnas - 07/10/2022

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300