Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Guia de Auditoria para Transição Energética foi apresentado na COP29

Na conferência da ONU no Azerbaijão, vice-presidente do Tribunal, ministro Vital do Rêgo, reforçou compromisso do Brasil no enfrentamento à crise climática
Por Secom TCU
21/11/2024

shared image _3_.jpegNeste mês, o Tribunal de Contas da União (TCU) participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP29), que este ano foi realizada em Baku, no Azerbaijão. Na ocasião, o TCU trouxe contribuições relevantes para o debate sobre transições energéticas ao apresentar o “Guia prático de auditoria para Instituições Superiores de Controle”. O manual, elaborado com base na auditoria de transição energética do TCU, foi apresentado pelo vice-presidente da Corte de Contas, ministro Vital do Rêgo. O documento tem o objetivo de apoiar o fortalecimento de metodologias para fiscalizações climáticas e o avanço de transições energéticas mais justas, eficazes e sustentáveis.

A participação do TCU na COP29 não apenas reflete o compromisso do Brasil com a ação climática, mas também posiciona o país como líder na promoção de auditorias que garantam a eficácia e a justiça das políticas de transição energética. No centro desse esforço, o Tribunal contribui com as ISC no desenvolvimento de auditorias e metodologias inovadoras, que ajudam a monitorar e avaliar as políticas públicas voltadas para a transição energética.

Em 2024, o TCU fez uma pesquisa em colaboração com o Grupo de Trabalho de Auditoria de Indústrias Extrativas (WGEI) da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), que revelou que as instituições de controle querem mais conhecimento e troca de experiências sobre auditorias relacionadas à transição energética. O estudo avaliou como cada ISC está lidando com o tema.

Assim, diante da experiência do TCU, viu-se a oportunidade de desenvolver o guia, para compartilhar o conhecimento e a experiência obtidos e apoiar outras instituições de controle a avaliarem a transição energética em seus próprios países. O documento será útil para encontrar maneiras de melhorar as políticas públicas sobre transições energéticas e contribuir para que os acordos internacionais sejam cumpridos.

tarja_Prancheta 1.png

Eixos Estruturais para uma transição justa

O Guia Prático de Auditoria para Transição Energética está estruturado em quatro eixos fundamentais:

  1. Governança: avalia o arcabouço normativo, a estrutura governamental e o planejamento estratégico para a transição energética.
  2. Transição energética justa e inclusiva: foca na erradicação da pobreza energética, inclusão de comunidades vulneráveis e promoção do desenvolvimento socioeconômico.
  3. Financiamento: examina a identificação de necessidades de investimento, o acompanhamento dos recursos financeiros e a transparência no uso de fundos.
  4. Temas da transição energética: analisa questões específicas, como energia renovável, eficiência energética, precificação de carbono e mobilidade elétrica.

Esses quatro eixos oferecem base sólida para as ISC e demais órgãos de controle desenvolverem auditorias mais efetivas e abrangentes sobre as políticas de transições energéticas, além de garantir que os investimentos nesse setor sejam devidamente fiscalizados e atendam aos critérios de justiça social e sustentabilidade.

Entre 2023 e 2024, o TCU realizou uma auditoria pioneira para avaliar a preparação do governo brasileiro em responder à transição para economia de baixo carbono. Os resultados da auditoria no Brasil foram fundamentais para consolidar a estrutura do guia, que foi apresentado durante a COP29 como referência para outros países.

Clique aqui para acessar e fazer o download do documento.

print tela.PNG

Leia também:

___________________________________________

SERVIÇO

Secom: MP/va

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br 

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300