Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Tribunal de Contas da União assume presidência do SAI20

O TCU assume hoje (1º/12) a presidência do grupo de engajamento composto pelas instituições de controle dos países do G20. Na segunda-feira (4/12), ocorre a cerimônia em que a Índia, atual presidente do SAI20, passa a liderança à Corte de Contas brasileira
Por Secom TCU
01/12/2023

E-Mkt_Cabecalho_700px_240px_sai20.png

Tribunal de Contas da União (TCU) assume hoje (1º/12) a presidência do SAI20, o grupo de engajamento composto pelas instituições superiores de controle (ISC) dos países que integram o G20. Atualmente, a Índia está à frente do SAI20. A cerimônia de transmissão de liderança será realizada na próxima segunda-feira (4/12), em encontro virtual com representantes de diversas ISC.

O tema central do SAI20 está alinhado à agenda do G20, que traz financiamento climático e combate à fome e à pobreza como preocupações globais e urgentes, demandando a atenção e a ação coordenada das ISC.

Ao assumir a presidência, o TCU compromete-se em liderar as discussões e propor soluções por meio da promoção de políticas públicas responsáveis que impactam positivamente o meio ambiente e as comunidades.

Sobre o SAI 20

O SAI20 – Supreme Audit Institution Engagement Group of 20, na sigla em inglês – foi concebido a partir da iniciativa do Conselho de Auditoria da República da Indonésia (BPK) em setembro de 2021. O grupo apoia governos na restauração das condições econômicas globais e no desenvolvimento de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida em todo o mundo.

Desde a concepção, o SAI20 realiza encontros técnicos virtuais e presenciais para estabelecer compromissos, regras e agendas de trabalho. Em 2024 estão previstas duas agendas presenciais no Brasil: o Senior Officers e o SAI20 Summit.

Entre os objetivos do grupo estão o compartilhamento de melhores práticas e esforços para abordar desafios globais, como a pobreza, a fome e as questões relacionadas às mudanças climáticas.

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300