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Tribunal envia 5ª edição do RePP ao Congresso Nacional
O Tribunal de Contas da União (TCU) enviou ao Congresso Nacional, na tarde de ontem (30/9), a 5ª edição do Relatório de Fiscalizações em Políticas e Programas de Governo (RePP). O Relatório aponta que em 2021 foram avaliados 12 programas governamentais, voltados ao combate da desigualdade e da pobreza à concessão de crédito e à manutenção do emprego de pequenas e médias empresas durante a pandemia.
No contexto social, foram analisados os seguintes programas/benefícios: Programa Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Seguro Desemprego, Abono Salarial, Previdência Rural, Salário Família, e Dedução de Dependente do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
O Salário Família, apesar de não ser uma despesa orçamentária, foi incluído na análise por contemplar as famílias de segurados desempregados com filhos até 14 anos. Já a Dedução de Dependente no IRPF, que não é um benefício social, mas um elemento da estrutura tributária do IRPF, foi incluído na auditoria como parâmetro de comparabilidade e verificação interna dos resultados dos demais benefícios.
Em relação aos programas de acesso ao crédito, foram considerados: Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), Programa Emergencial de Acesso à Crédito na Modalidade de Garantia (Peac-FGI), Programa Emergencial de Acesso à Crédito – Maquininhas (Peac – Maquininhas), Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese) e Fundo de Aval a Micro e Pequenas Empresas (Fampe).
PRINCIPAIS CONCLUSÕES DO RePP
Benefícios da Proteção Social
• Todos os benefícios são progressivos, ou seja, atendem as classes mais pobres. A dedução de dependente do IRPF é regressiva, mas não se trata de um benefício de proteção social.
• O Bolsa-Família é o mais econômico para combate à pobreza. Já o abono salarial é o de maior custo.
Benefícios sociais |
Economicidade (R$ bilhões anuais por um ponto percentual de redução) |
||
Pobreza |
Desigualdade |
||
1º |
PBF |
12,63 |
27,91 |
2º |
BPC |
24,30 |
38,08 |
3º |
Salário família |
30,93 |
40,08 |
4º |
Previdência rural |
35,59 |
54,21 |
5º |
Abono salarial |
61,01 |
74,32 |
• Há sobreposição de recebimento simultâneo de salário-família e abono salarial nas famílias com renda intermediária. Também há sobreposição do salário-família com o PBF em famílias de renda baixa. As evidências indicam espaço para melhoria de eficiência envolvendo os três benefícios.
• O PBF e o salário-família são os benefícios federais que mais possuem famílias com crianças e jovens, contribuindo para a redução da pobreza nas classes mais baixas de renda, nas regiões Norte e Nordeste e nos municípios do interior.
Programas de acesso a crédito para enfrentamento da Covid-19
• Foram bem sucedidos em ampliar o crédito para as PMEs, alcançando volumes maiores de financiamento e taxas menores de juros.
• No conjunto das empresas analisadas, os programas resultaram em 180 mil empregos adicionais e aumento de R$ 4,7 bilhões da massa salarial.
• Os efeitos positivos dos programas devem ser ponderados com o expressivo volume de recursos públicos alocados, da ordem de R$ 61 bilhões.
• De forma geral, os programas ofertaram crédito ao público estabelecido, abrangendo agentes econômicos localizados em todas as macrorregiões do País. Contudo, o Pronampe não alcançou os profissionais liberais, que constavam expressamente do seu ato de criação (Lei 13.999/2020).
• Foram verificados indícios de redução no quantitativo de empregados em empresas que firmaram operações de crédito com recursos do Pronampe, em desacordo com a Lei 13.999/2020.
• Identificaram-se deficiências na gestão de riscos e controles, monitoramento e avaliação dos resultados dos programas Pese, Peac-FGI e Pronampe por parte do Ministério da Economia.
SOBRE O RePP
A apresentação do Relatório de Fiscalizações em Políticas Públicas e Programas de Governo (RePP) ao Congresso Nacional é uma exigência prevista no artigo 144 da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021.
Os trabalhos foram desenvolvidos pelas unidades técnicas das Secretarias de Controle Externo do Desenvolvimento Econômico (SeinfraDesenvolvimento) e da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social (SecexPrevidência). Ambas são vinculadas à Coordenação-Geral de Controle Externo da Área Econômica e das Contas Públicas (Coeconomia).
Serviço
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