InovaTCU

  »Eventos

Análise de Dados com Enfoque Prático: Nível Básico


Data de início: 16/03/2015

Data de fim: 25/03/2015

Local: Brasília

Endereço: Anexo III, sala 50


Carga horária: 40 horas

Nº de vagas:  16 vagas

Público: Servidores públicos responsáveis por auditoria e controle interessados em análise de dados. Participarão desse evento serivdores da Seginf, SecexSaude, SecexPrevi, SecexFazenda, Selog, Sefti e um servidor da CGU.

Pré-requisito: não há.

Objetivo geral:

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de reconhecer os conceitos básicos de estatística assim como ferramentas e técnicas essenciais em todo e qualquer projeto de Análise de Dados, assim como suas aplicações em casos reais do TCU, a partir de dados previamente fornecidos.

Conteúdo:

Ferramentas - conhecer ferramentas comumente utilizadas por Cientista de Dados, como R, RStudio e markdown; as principais características da linguagem R; e exemplos práticos de como carregar, manipular e salvar dados, incluindo conceitos como tipos de dados e objetos, estrutura de controle, criação de funções, etc.

Recuperação e Limpeza de Dados - aprender como obter dados de diversas fontes e como realizar as principais tarefas relacionadas ao pré-processamento / limpeza de dados. As principais fontes e as principais atividades de pré-processamento e limpeza de dados.

Análise Descritiva - aprender a entender, explicar e tirar conclusões usando simples conceitos de estatística. Análise preliminar dos dados e informações, incluindo média, mediana, desvio padrão, separatrizes e intervalos interquartílicos; principais distribuições de probabilidades e teste de adequação das distribuições teóricas.

Análise Exploratória - aprender as principais técnicas utilizadas durante a etapa de exploração dos dados de forma a facilitar o entendimento dos dados (e do negócio) e a descoberta de insights. Gráficos, como o gráfico de dispersão, o box-plot e o histograma de frequência e de probabilidade. Identificar observações atípicas e como agrupar dados de forma a identificar clusters.

Inferência Estatística - aprender a comprovar se seus insights realmente são verdades, passando a entender melhor o passado e possibilitando a generalização de alguns achados para dados ainda não analisados.Como apurar intervalos de confiança e testar algumas hipóteses. Conceitos de correlação e regressão linear, de modo a possibilitar a análise de como uma variável de interesse e desconhecida.