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Abertura dos dados do TCU

Descrição

Elaborar programa de abertura e divulgação de dados para o TCU.

Contexto

Diversos movimentos no Brasil e no mundo, em sua maioria iniciados e liderados por segmentos da própria sociedade, buscam induzir mudanças de paradigma na relação entre governo e cidadãos apropriando-se dos novos recursos tecnológicos e informacionais. Entre esses movimentos destacam-se o governo aberto e os dados abertos. A expressão governo aberto refere-se à projetos e ações que visam à promoção da transparência, à luta contra a corrupção, ao incremento da participação social e ao desenvolvimento de novas tecnologias, de modo a tornar os governos mais abertos, efetivos e responsáveis.  Possibilita ao governo o alcance de resultados mais eficazes em áreas políticas fundamentais, fortalecendo a democracia e reduzindo as distâncias entre governo e cidadão. A prática de governo aberto no que diz respeito à informação e à transparência governamental passou gradativamente a se apropriar dos recursos de processamento e disseminação de dados eletrônicos em grande volume e alta velocidade. Atualmente, a transparência está fortemente associada à disponibilização dos chamados dados abertos, através dos quais é possível, a princípio, escrutinar o universo de ações governamentais em todos seus detalhes.

Objetivos

Elaborar um programa de abertura e divulgação de dados para o TCU, coerente com uma visão ampla e de longo prazo focada no aprimoramento da aproximação da instituição com a sociedade. 

A equipe do projeto é composta de:

I - Patrícia Jussara Sari Mendes, da Secretaria-Geral Adjunta da Presidência (Adgepres);

II - Mônica Gomes Bimbato, da Secretaria-Geral Adjunta de Tecnologia da Informação (AdgeTI);

III - Angerico Alves Barroso Filho, mat. 2884-3, da Secretaria-Geral Adjunta de Administração (Adgedam);

IV - Vitor Machado Ferreira, da Secretaria de Soluções de Tecnologia da Informação (STI);

V - Maria Camila de Avila Dourado, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Seplan);

VI - Iuri Frederico de Oliveira Santos, da Secretaria de Gestão de Soluções de TI para a Administração (Seadmin);

VII - Cláudia Freitas dos Santos, da Consultoria Jurídica (Conjur); e

VIII - Luisa Helena Santos Franco, da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti).  

 

Resultados

Projeto em andamento. 

Período

Início: 01/04/2015

Fim: 30/10/2015

Unidades

  • SGI

Pessoas