InovaTCU

  »Projetos

Avaliação da atual estratégia de organização e atuação da Coordenação-Geral de Controle Externo da Área de Infraestrutura e da Região Sudeste (Coinfra)

Descrição

A avaliação abordará a organização interna, os processos de trabalho, a liderança exercida, as competências técnicas e gerenciais e a capacidade operacional de todas as unidades que compõem a Coordenação. Será utilizada a abordagem de Design Thinking na condução do trabalho.

O processo de escuta a ser conduzido contará com ampla participação de servidores da Coinfra, dirigentes do Tribunal e assessores de autoridades, de modo a que o diagnóstico realizado e as proposições de melhoria identificadas contemplem os pontos de vista das principais partes interessadas.

Contexto

O Tribunal, ao longo dos últimos anos, estimulou o desenvolvimento das expertises técnicas de suas unidades. A criação das Secretarias de Fiscalização de Obras (Secobs) e das Secretarias de Fiscalização de Desestatização e Regulação (Sefids), por exemplo, resultou em trabalhos que geraram enormes contribuições para a sociedade e aperfeiçoamento da gestão pública, no que tange à atuação daqueles órgãos e entidades responsáveis pelo setor de Infraestrutura do País.

Dando continuidade ao processo de especialização das unidades técnicas do TCU, a atual gestão, atenta ao cenário que se desenhava para infraestrutura brasileira, estudou mecanismos que pudessem potencializar os benefícios da atuação do Tribunal no setor de infraestrutura, mediante incremento da eficiência e a da efetividade das ações de controle.

Buscou-se, então, nas unidades da Coinfra, obter uma visão sistêmica dos setores que compõem a infraestrutura nacional, conjugando as expertises acumuladas ao longo dos anos nas unidades especializadas em desestatização/regulação com aquelas acumuladas nas unidades especializadas em obras públicas.

Nesse contexto, as equipes das Secobs e das Sefids passaram a fazer parte de uma mesma secretaria, sob a gestão, portanto, de um único dirigente, buscando-se agregar maior valor aos trabalhos oferecidos pelo Tribunal à sociedade na área de infraestrutura.

Ressalta-se, contudo, a existência de desafios que devem ser adequadamente identificados e avaliados de modo a que os objetivos pretendidos com a mudança no modelo de estruturação e atuação das Secretarias de Fiscalização de Infraestrutura (Seinfras) possam ser alcançados. 

Objetivos

Propor medidas que permitam às unidades da Coinfra, em especial às Seinfras, corresponder de maneira ainda mais tempestiva e efetiva aos desafios externos atualmente apresentados ao Tribunal e que possam, eventualmente, se repetir no futuro. 

Resultados

Em andamento.

Período

Início: //

Fim: //

Unidades

  • Adgecex
  • Coinfra
  • ISC
  • Seplan

Pessoas

  • CARLA RIBEIRO DA MOTTA

  • DANIEL LUIZ DE SOUZA

  • LEONARD RENNE GUIMARÃES LAPA

  • LEONARDO FERREIRA LUITGARDS

  • MÁRCIO LEMOS SAID

Documentos