InovaTCU

  »Projetos

Fomento ao desenvolvimento de aplicativos cívicos

Descrição

Projeto visa estimular o engajamento social apoiado nos dados abertos e aplicativos cívicos por meio do estabelecimento de um modelo de atuação do TCU.



Contexto

Diversos movimentos, no Brasil e no mundo, em sua maioria iniciados e liderados por segmentos da própria sociedade, buscam induzir mudanças de paradigma na relação entre governo e cidadãos apropriando-se dos novos recursos tecnológicos e informacionais. Entre esses movimentos destacam-se o governo aberto, os dados abertos e, mais recentemente as tecnologias cívicas. A prática de governo aberto no que diz respeito à informação e à transparência governamental passou gradativamente a se apropriar dos recursos de processamento e disseminação de dados eletrônicos em grande volume e alta velocidade. Atualmente, a transparência está fortemente associada à disponibilização dos chamados dados abertos, através dos quais é possível, a princípio, escrutinar o universo de ações governamentais em todos seus detalhes. Entretanto, os dados abertos não são um fim em si mesmo. É preciso que a informação ali contida chegue ao cidadão e que lhe seja útil. Dados eletrônicos governamentais brutos são, via de regra, de difícil compreensão para o cidadão comum. Se faz necessária a intervenção de pessoas, grupos e/ou empresas, com aptidão e interesse para desenvolver aplicativos e outros elementos tecnológicos que possam traduzir o dado governamental aberto em produtos de interesse e utilidade para a população. São as chamadas tecnologias cívicas.




Objetivos

Analisar as perspectivas de atuação do TCU em um contexto de engajamento social apoiado em aplicativos cívicos, focando na aproximação da instituição com a sociedade.



Resultados

projeto em andamento.



Período

Início: 01/04/2015

Fim: 31/12/2015

Unidades

  • ISC
  • SGI
  • STI
  • SecexEduc
  • SecexSaude
  • Setic

Pessoas

  • MONIQUE LOUISE DE BARROS MONTEIRO

  • REMIS BALANIUK

Documentos