InovaTCU

  »Projetos

Programa Reconhe-Ser - Ideias Inovadoras - Matriz de Critérios

Descrição

A Matriz de Critérios é um novo papel de trabalho a ser empregado no curso de auditorias no TCU. Consiste na formalização, já na fase de planejamento, dos critérios de auditoria aplicados no curso da fiscalização, bem como das fontes e referências bibliográficas utilizadas e também da definição da relevância de cada um dos critérios. Ao final da execução, a matriz de critérios poderá ser extraída para a matriz de achados, gerando ganhos de eficiência ao trabalho da auditoria e poupando tempo aos auditores, uma vez que os critérios já estarão consolidados em um documento único.

Contexto

Objetivos

O novo papel de trabalho tem por objetivo aumentar a organização dos critérios de auditoria por meio de uma consolidação formal desses em um único documento.  

Visa-se, também, a uma economia significativa de tempo ao longo da fiscalização, uma vez que desde a fase de planejamento, passando pela execução e relatório, a equipe já terá à disposição todos os critérios a serem aplicados em cada questão de auditoria, com a indicação das respectivas fontes e referências bibliográficas e dos graus de relevância entre os critérios adotados.

Resultados

A utilização da Matriz de Critérios permite que se alcancem ganhos de eficácia no curso das fiscalizações, possibilitando economia de tempo para a realização das análises e elaboração dos relatórios de auditoria, pois na sua elaboração é feita a consolidação de todos os critérios a serem utilizados na execução do trabalho com a indicação precisa e prévia das fontes e referências bibliográficas e também uma priorização dos critérios a partir de uma análise prévia da relevância e peso de cada um dos critérios utilizados.

Período

Início: //

Fim: //

Unidades

  • SeinfraCOM
  • SeinfraPor

Pessoas

  • DAVID CHRISTIAN REGIS PEREIRA GRUBBA

  • ELISA MARA TRAEBERT

  • RAFAEL LAPA SANTOS BEZERRA

  • URIEL DE ALMEIDA PAPA

  • VANESSA LOPES DE LIMA

Documentos