InovaTCU

  »Projetos

Programa Reconhe-Ser - Ideias Inovadoras - Retrato de Gestão

Descrição

O “Retrato da Gestão” consiste em um documento em formato de folder (ou de ficha), em que são apresentados os resultados mais relevantes da gestão de determinada unidade jurisdicionada no período de um ano, na óptica do controle externo. O conteúdo permitiria uma compreensão rápida sobre os resultados da gestão, a partir da apresentação de texto sintético e com linguagem acessível, bem como de tabelas e gráficos amigáveis e de fácil interpretação.

Contexto

Objetivos

O principal objetivo do “Retrato da Gestão” é dar visibilidade, fácil acesso e estimular o controle social sobre os resultados da gestão de órgãos públicos, tais como ministérios e agências reguladoras.

O documento também tem a finalidade de melhorar o atendimento direto a necessidades e demandas dos cidadãos, ao expor o trabalho do TCU de forma inovadora, moderna e em formato eletrônico (mídias sociais e internet).

Resultados

O Retrato de Gestão pode servir como um instrumento de accountability e incrementar a expectativa de controle sobre os gestores. O impacto nos resultados de órgãos e entidades da Administração Pública seria alcançado pelo aumento do controle social a que esses gestores ficariam expostos. Quanto mais informação a sociedade possuir, mais efetivo será seu esforço em cobrar do poder público a prestação de serviços públicos de qualidade.

Desse modo, espera-se usar o controle social (transparência) em prol da melhoria de desempenho dos gestores públicos, que serão cobrados não apenas pelo TCU, mas também pela sociedade, que poderá acompanhar os resultados alcançados pelos principais órgãos públicos, de forma simples e transparente.

Há também expectativa de se melhorar a eficácia, a visibilidade e a qualidade dos processos de contas anuais, a partir do maior interesse dos servidores pela intrução de processos de contas ordinárias, ao incrementar a percepção sobre o quanto eles podem contribuir para a melhoria da gestão pública. 

Período

Início: //

Fim: //

Unidades

    Pessoas

    • FLÁVIO SOBRAL MARTINS E ROCHA

    • PAULO HENRIQUE DE GREGÓRIO CORRÊA

    Documentos