Programa Reconhe-Ser - Trabalhos de Destaque - Instalação do novo sistema de controle de frequência e de acesso
Descrição
O novo sistema de controle de acesso, totalmente desvinculado da frequência, aumentou significativamente a qualidade da segurança física e patrimonial do TCU. Desde sua implantação, temos o registro completo de todas as pessoas que ingressaram no Tribunal, bem como seus horários de chegada e saída. Os visitantes agora são registrados com fotos e com coleta de dados dos documentos pessoais. Todos usam crachás.
Já o sistema de frequência agora é biométrico. Com isso, há a garantia de identidade da pessoa que realizou o registro do ponto, evitando fraudes. O sistema também é mais prático, em especial nas unidades regionais, por poder ser utilizado mesmo caso o servidor esteja sem o crachá funcional.
Contexto
Objetivos
O novo sistema de controle de acesso teve como objetivo melhorar a qualidade da prestação do serviço de segurança no Tribunal, aumentar a fidedignidade dos registros de entrada e saída, fomentar o uso do crachá como instrumento de identificação e propiciar a redução de custos com mão de obra.
Já o novo sistema de frequência objetivou consolidar a desvinculação completa entre acesso e frequência, melhorar a dinâmica do procedimento de registro e reduzir as possibilidades de fraudes.
Resultados
O processo de instalação do novo sistema de controle de acesso e de frequência foi realizado paulatinamente, minimizando o impacto no cotidiano dos servidores. Com isso, os resultados alcançados foram absorvidos de forma bastante positiva pela casa.
As novas catracas foram instaladas com sucesso, assim como os relógios de frequência biométrico. Os relógios de frequência foram também instalados em todas as unidades regionais. Os servidores (todos, inclusive os lotados nas regionais) passaram por processo de cadastramento biométrico. Os demais colaboradores passaram por processo de recadastramento, possibilitando a emissão de crachás com fotos para terceirizados e estagiários. Foram criados novos modelos de crachás voltados aos aposentados, advogados, imprensa e pais ou mães não servidores que utilizam o serviço de berçário. O sistema de controle de acesso foi agregado ao sistema de incêndio, garantindo a abertura automática das catracas em situação de emergência.
Período
Início: 02/02/2013
Fim: 30/09/2015
Unidades
- STI
- Seadmin
- Segep
- Senge
- Sesap
Pessoas
ALCION SIMAO DE SANTANA NETO
ANA MARIA PRUDENTE DE FONTES
ATILA DO VALE NOBRE
CLAUDIO ZAVAN
JOSE PEREIRA MOTA FILHO
LEONARDO FELICE SOUSA FAQUINELI
LUÍS ANDRÉ DUTRA E SILVA
MARIA VANDA LIMA PINTO
RICARDO NONATO MOURA VERAS
THIAGO ANDERSON ZAGATTO
TÚLIO CARRIJO SOARES
VINICIUS ZACARIAS MADELA