InovaTCU

  »Projetos

Programa Reconhe-Ser - Trabalhos de Destaque - Sistema de Consulta Automática de Pagamento de Prestadores de Serviço

Descrição

A contratação de prestadores de serviço pelo TCU, para a elaboração de trabalhos específicos, como tradução, aumentou de forma significativa nos últimos anos. Como consequência, houve uma necessidade maior de controlar os pagamentos realizados e impostos pagos, tudo por meio do SIAFI. Ao final do ano, a SECOF precisa realizar um levantamento destes pagamentos e gerar a Dirf, documento que contém os dados relativos aos pagamentos feitos pelo TCU a terceiros, para a receita federal.  Com o incremento de contratações, este setor se viu sobrecarregado para realizar as consultas dos pagamentos e elaborar a respectiva DIRF. O prazo médio para conclusão do serviço era de, no mínimo, quinze dias.

O Sicadirf foi desenvolvido para ajudar a Secof na tarefa de gestão dos pagamentos realizados e geração da documentação necessária, tudo de forma automática.

Contexto

Objetivos

O novo sistema de consulta automática de pagamento de prestadores de serviço e geração de DIRF(Sicadirf) teve como objetivo automatizar o procedimento consulta de pagamento e retenção de impostos a prestadores de serviço e gerar a respectiva documentação necessária para a receita federal, auxiliando a Secof em uma tarefa que estava demandando mais tempo e servidores. 

Resultados

O Sicadirf é um sistema robô que simula um usuário navegando nas telas do Siafi.  O sistema se loga no Siafi  e envia os respectivos comandos, assim como qualquer usuário. Porém , o robô Sicadirf realiza as consultas  em diversas telas e guarda as informações necessárias para elaboração da DIRF de forma automática e rápida.  A Secof  demorava cerca de quinze dias para realizar todas as consultas de pagamentos realizados e gerarção do respectivo  arquivo. Com o novo sistema, todo o  processo de inúmeras consultas , conferencia de impostos pagos e elaboração do arquivo passou a ser realizado em apenas cinco minutos.

Período

Início: 01/07/2014

Fim: 31/12/2014

Unidades

  • Seadmin
  • Secof

Pessoas

  • LUCÉLIA SUMIHARA DOS REIS

  • NÚBIA CRISTINA BARBOSA SANTOS

  • RICARDO NONATO MOURA VERAS

Documentos