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Programa Reconhe-Ser - Trabalhos Inovadores - Curso gestão e fiscalização do RPPS

Descrição

O Curso “Gestão e Fiscalização dos Regimes Próprios de Previdência Social”, é um curso à distância inspirado no formato Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC). Está dividido nas seguintes unidades, totalizando 72 horas:

-        Seguridade Social, Previdência Social e Regimes Próprios de Previdência Social

-        Avaliação Atuarial – visão de longo prazo

-        Custeio e utilização de recursos dos RPPS – visão de curto prazo

-        Aplicações e Investimentos dos recursos dos RPPS

-        Impactos Fiscais da Previdência Pública

-        Planejamento em Auditoria Governamental

O curso foi todo desenvolvido em vídeo-aulas com material de leitura de apoio e questionários para monitorar a evolução dos alunos ao longo das aulas e unidades. A produção flexível e descentralizada foca no conteúdo e não na imagem do instrutor. As aulas são criadas a partir de apresentações convencionais de power point, gravando a voz com headset com microfone. Mesas digitalizadoras são utilizadas para adicionar efeitos visuais e desenhos, e a equipe de edição do ISC acrescenta animações no pós-processamento.

Contexto

Objetivos

O objetivo inicial do curso é treinar as equipes de auditoria de 25 TCEs e 4 TCMS que irão participar da auditoria coordenada nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de Estados Municípios e do Distrito Federal, conforme estabelecido em acordo de cooperação assinado pelo TCU, IRB, Atricom, TCEs e TCMs.

A primeira turma de 145 alunos conta ainda com auditores do TCU, além de servidores do Ministério da Previdência Social e da Secretaria do Tesouro Nacional. Nesta primeira edição o curso está sendo oferecido para uma turma fechada e com tutores, mas a partir do ano que em o curso será oferecido em um formato totalmente aberto para treinar servidores públicos, gestores dos RPPS e cidadãos interessados no tema. O objetivo é treinar milhares de alunos.

Resultados

A experiência com as duas primeiras unidades de seis do curso demonstra que esse formato demanda menos instrutores e tutores. Pode até prescindir destes, dependendo da situação. Apesar de ainda não dispormos de avaliações...

 Comparado ao formato “convencional” de produção de cursos, pode-se dizer que é possível obter uma produção mais flexível e descentralizada, a um menor custo e com maior rapidez.

A última unidade do curso, feita em parceria com a Semec, está servindo também como um teste para a reformatação de cursos de planejamento de auditoria e sistematização de achados. Se der certo, a reformatação de vários cursos de técnicas de auditoria será feita seguindo o paradigma de vídeo-aulas. 

Período

Início: 31/08/2015

Fim: 30/11/2015

Unidades

  • ISC
  • SecexPrevi
  • Semec

Pessoas

  • FLÁVIO SPOSTO POMPÊO

  • LUCIANO DOS SANTOS DANNI

  • PIETRO DE OLIVEIRA COSTA

Documentos