InovaTCU

  »Projetos

Programa Reconhe-Ser - Trabalhos Inovadores - Desenvolvimento de aplicativos móveis no TCU

Descrição

Esse projeto consiste em projeto de especialista sênior, autorizado pela Portaria-CCG Nº13, de 31 de março de 2015 e está alinhado com a aplicação de inovações tecnológicas no processo de Controle, conforme defendido reiteradas vezes pelo Ministro-Presidente Aroldo Cedraz, contribuindo para uma melhoria nos processos de trabalho e nos resultados do Tribunal. O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis permitirá uma ampliação dos serviços atualmente prestados pelo Tribunal ao cidadão e contribuirá para o fomento e ampliação do controle social. O projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma tecnológica que permitirá o desenvolvimento e a disponibilização de aplicativos móveis integrados ao ambiente computacional do TCU, além de disponibilizar para a sociedade um conjunto inicial de aplicativos móveis relativos às atividades finalísticas deste Tribunal. 

Contexto

Objetivos

Conceber uma plataforma tecnológica que permita o desenvolvimento interno e a disponibilização de aplicativos móveis integrados ao ambiente computacional do TCU, através do reuso da infraestrutura criada e das regras de negócio existentes nas aplicações corporativas web deste Tribunal. É objetivo também deste trabalho disponibilizar para a sociedade um conjunto inicial de aplicativos móveis relativos às atividades finalísticas deste Tribunal, que além de contribuir para a melhoria dos serviços atualmente prestados, irá auxiliar a fomentar e a ampliar o controle social.

Resultados

Foi criada uma plataforma tecnológica que permite o desenvolvimento interno de novos aplicativos móveis integrados ao ambiente computacional do TCU, através do reuso da infraestrutura criada e das mesmas regras de negócio já existentes em aplicações corporativas web do TCU.

Foram disponibilizados os seguintes aplicativos através das lojas Google Play Store e Apple Store:

1- Sessões, que disponibiliza as Atas e Pautas das Sessões, Pautas Explicativas, Áudios/Vídeos das Sessões dos Órgãos Colegiados do TCU, além de permitir a configuração e o recebimento de notificações, nos dispositivos móveis, relativas às atualizações desses conteúdos;

2- Publicações de Jurisprudência, que disponibiliza as publicações relativas às decisões proferidas pelos Órgãos Colegiados do TCU: Boletim de Jurisprudência, Informativo de Licitações e Contratos e Boletim de Pessoal, além de disponibilizar uma pesquisa textual para esses conteúdos.

3- Vista Processual, que permite a visualização dos autos processuais e dos respectivos processos apensados, além do acompanhamento do andamento processual dos processos habilitados para os usuários credenciados;

4- Tribunal de Contas da União, que centraliza as informações relativas a todos os aplicativos móveis disponibilizados pelo Tribunal de Contas da União à sociedade.

Os seguintes aplicativos estão em fase de disponibilização:

1- Contas julgadas Irregulares, que fornece uma consulta de responsáveis por contas julgadas irregulares pelo TCU, além de permitir a visualização dos processos e o andamento processual;

2- Push de Processos, que permitirá a configuração e o recebimento de notificações, em dispositivos móveis, relativas a tramitação de processos habilitados para os respectivos usuários;

3- Ouvidoria, que disponibilizará para sociedade uma forma de envio de manifestações georreferenciadas para o TCU e que poderão subsidiar futuras ações de Controle.

Período

Início: 01/04/0215

Fim: 31/03/2016

Unidades

  • OUVIDORIA
  • SGI
  • STI
  • Secom
  • Seses
  • Setic

Pessoas

  • HÉRIO THIAGO CÉSAR S. DE OLIVEIRA

  • PAULO MORUM XAVIER

  • ROBERTO RIBEIRO C. DE O. ANDRADE FILHO

  • ROBSON DE ALMEIDA PEREIRA

  • WAGNER MIRANDA COSTA

Documentos