InovaTCU

  »Projetos

Vocabulário de Controle Externo (VCE): Inovação na organização de informações para o Controle

Descrição

O Vocabulário de Controle Externo do TCU (VCE), em desenvolvimento pelo ISC/Cedoc é um Tesauro, instrumento que agrupa e sistematiza informações de um domínio personalizado, possibilitando uniformizar nomenclaturas para a representação e recuperação de conteúdos considerando seu contexto. Foi concebido de acordo com as funções de governo, definidas pela Portaria MOG nº 42/99, compilando 20 categorias especializadas do conhecimento.

 

 

Contexto

A busca de informações nos sistemas corporativos do TCU muitas vezes resulta na imprecisão dos conteúdos recuperados. A situação afeta servidores, parceiros e, em última instância, a sociedade que consome informações fornecidas pelo Tribunal.   Uma parte significativa do problema decorre da existência de sistemas corporativos não integrados que utilizam terminologias diferenciadas. O uso de palavras não coincidentes para a representação do mesmo conceito exige estratégias de busca diversificadas, recupera excesso de conteúdos, perde informações e frequentemente registra baixos índices de relevância.

Objetivos

Como exemplos de aplicação do VCE pode-se citar a estruturação dos verbetes da Wiki de Controle Externo, que tem se mostrado eficiente iniciativa de Gestão do Conhecimento no âmbito da Segecex; a integração do vocabulário ao novo sistema e-Juris de Jurisprudência Selecionada e a sua utilização na nova Biblioteca Digital do TCU. Além das iniciativas citadas, o desenvolvimento de aplicativo próprio, já disponível para todo o Tribunal, objetiva facilitar a consulta dos termos e contribuir com os trabalhos de indexação e tratamento de informações.

Futuramente, pretende-se a integração do VCE à ferramenta de busca do portal e a outros sistemas corporativos. Glossários temáticos também poderão ser gerados padronizando conceitos por áreas de especialização. No tocante à aplicações externas, o VCE tem sido considerado um embrião para a elaboração de um vocabulário único aos Tribunais de Contas brasileiros, o Tesauro de Contas Nacional. Trata-se de inovação na área do Controle, considerando-se a inexistência de instrumento similar nesta área do conhecimento.


 

 

Resultados

Tesauros objetivam identificar, garantir tratamento adequado e recuperar informação especializada com precisão e rapidez. Também facilitam o intercâmbio de conteúdos entre sistemas e bases de dados, possibilitando melhor integração entre eles. O Vocabulário de Controle Externo do TCU (VCE) é ferramenta para uso colaborativo, está em permanente aprimoramento e pretende tornar-se valiosa fonte de conhecimento técnico para a fiscalização especializada realizada pelo TCU.  Compete ao Serviço de Gestão do Conhecimento (SGCo) a responsabilidade pela gestão do instrumento

O resultado do projeto foi disponibilizado tanto em fortato de texto quanto na forma de aplicativo, e contém mais de 13.000 termos representativos de assuntos, nomes de localidades brasileiras e entidades relacionadas às áreas de atuação do TCU. Cada termo corresponde a um conceito definido e possui conexões com outros, através de relações hierárquicas, de associação e de sinonímia. Grafias diferenciadas também foram adicionadas. Para as entidades constantes do VCE ainda foram incluídos nomes alternativos, siglas, instituições associadas, um breve histórico, o CNPJ ativo e um link de acesso ao site oficial.

Período

Início: 04/09/2012

Fim: 01/06/2015

Unidades

  • ISC

Pessoas

  • BEATRIZ PINHEIRO DE MELO GOMES

  • CLAITON CUSTODIO DA SILVA

  • MÁRCIA MARTINS DE ARAÚJO ALTOUNIAN

Documentos