Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Institucional

 

grandecolar.jpg

Criado em 2003, o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União tem por objetivo condecorar personalidades nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos excepcionais ou por relevante contribuição ao controle externo, tenham-se tornado merecedoras de especial distinção.

A comprovação do agraciamento dá-se mediante diploma expedido pelo Chanceler da Insígnia, o presidente do Tribunal de Contas da União.

A escolha dos agraciados é feita, em sessão especial, pelo Conselho do Grande-Colar, composto pelo Presidente, pelo Vice-Presidente e pelos ministros titulares do TCU.  

A insígnia do Grande-Colar é confeccionada em metal, com aplicação de banho de ouro, e constituída por uma estrela de cinco braços, esmaltados em verde e amarelo, assentada sobre raios dourados, em forma de resplendor. No centro, do lado anverso, há um círculo esmaltado azul com o símbolo do Tribunal e a legenda "Tribunal de Contas da União – 7 de novembro de 1890". No lado reverso, há um círculo dourado com as Armas da República. O desenho do Grande-Colar é de autoria do servidor desta Corte de Contas Marcello Augusto Cardoso dos Santos.

A partir de 2017, a condecoração passou a ser outorgada apenas nos anos ímpares.

O Grande-Colar do Mérito foi instituído pela Resolução-TCU 160/2003, alterada pela Resolução-TCU 318/2020.

Para conhecer os agraciados e ter acesso aos discursos realizados nas cerimônias, clique na imagem acima.