Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Ministro Bruno Dantas abre Fórum Internacional de Auditoria Governamental no Museu do Amanhã

O encontro acontece entre 8 e 10 de novembro, no Rio de Janeiro, e reúne 196 Instituições Superiores de Controle. Em discussão temas como a eliminação da fome no mundo, igualdade de gênero e responsabilidade fiscal
Por Secom TCU
08/11/2022

WhatsApp Image 2022-11-07 at 22.21.11.jpeg

O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, fez a abertura do Fórum Internacional de Auditoria Governamental (FIAG), nesta segunda-feira (7/11), no Museu do Amanhã. O encontro acontece de 8 a 10 de novembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e reúne 196 Instituições Superiores de Controle (ISC) e especialistas da academia.

Durante os três dias de evento, o Fórum será palco para discussão de temas relevantes no contexto mundial, como a erradicação da pobreza, a eliminação da fome no mundo, a igualdade de gênero, a responsabilidade fiscal e a prevenção da fraude e da corrupção.

Segundo o ministro, “todos os temas abordados no fórum estão intimamente ligados aos interesses da sociedade, pois a razão de existir das instituições de controle é exatamente contribuir para o aperfeiçoamento da administração pública, em temas de interesse de cada país e de interesse mundial”.

O ministro também destacou que a aproximação com especialistas da academia e com organismos de diversos setores da sociedade vai contribuir para ampliar o debate e levar ao aprimoramento das atividades de controle governamental. “Espero que as instituições participantes, ao colaborarem com sua expertise para o aperfeiçoamento da auditoria governamental, sejam também beneficiadas com a troca de experiências e saibam que têm as instituições de controle à disposição para trabalharem juntas”, frisou Dantas.

O presidente da Instituição Superior de Controle dos Emirados Árabes Unidos, Harib Al Amimi, ressaltou que o papel do Fórum é promover o fortalecimento do diálogo entre as 196 Instituições Superiores de Controles (ISC) e a academia. Para ele, essa integração será fundamental na ampliação do conhecimento, especialmente nas áreas de responsabilidade fiscal pública, participação cidadã e transformação digital.

Museu do Amanhã

Na cerimônia de abertura do Fórum Internacional de Auditoria Governamental (FIAG), o diretor-presidente do Museu do AmanhãRicardo Piquet, disse que o debate em torno de pautas globais reforça o propósito do espaço na democratização do conhecimento e do saber científico.

Piquet ressaltou que o Museu do Amanhã é um espaço de inclusão. Segundo ele, o museu é o mais visitado da América Latina e seu público é formado por pessoas de diferentes classes sociais. O museu busca continuamente ampliar o acesso à cultura, o que o fez se tornar referência de inclusão social no País. “A partir da experiência brasileira, outros museus estão sendo criados no mundo com o objetivo de promoverem a inclusão social, artística e científica”, declarou Piquet.

Sobre o Fórum

O Fórum Internacional de Auditoria Governamental acontece de 8 a 10 de novembro no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. O encontro, que é realizado pela Editora Fórum, integra a agenda oficial do XXIV Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai) e conta com o apoio técnico do TCU.

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300