
A figura acima representa o 1º ciclo de implantação do Sistema de Gestão de Riscos do TCU – SGR-TCU (INTERNO). As principais entregas nessa primeira etapa estão relacionadas à definição de um modelo de gestão de riscos-chave (nível estratégico), de um modelo de gestão de riscos das unidades básicas (tático) e o desenvolvimento de cultura e capacidade em gestão de riscos em todo o TCU.
Conheça algumas das principais ações que já foram implementadas e outas que estão em andamento:
Gestão de Riscos-Chave
- Oficina para levantamento dos riscos-chave do Tribunal durante o Encontro de Dirigentes 2018 (finalizado em fevereiro/2018)
- Acompanhamento da implementação das ações mitigadoras referentes ao estudo da Emenda Constitucional/95 (em andamento)
- Visitas a autoridades do Tribunal e entrevistas junto a atores externos para levantamento dos riscos-chave do TCU (finalizada em agosto/18)
- Sistemática de Gestão de Riscos-Chave construída (agosto/18)
- Portaria de gestão de riscos-chave (Portaria-TCU nº 247 de 16 de agosto de 2019)
- Sistema de Gestão de Riscos (em desenvolvimento)
Gestão de riscos nas unidades básicas do TCU
- Gestão de riscos do ISC (finalizado em abril/2017)
- Gestão de riscos do Comitê de Normas Profissionais da Intosai - PSC (finalizado em setembro/2017)
- Validação de processos internos e macroprocessos para definição de processos críticos do Tribunal (em andamento)
- Discussão da estratégia de gestão de riscos em cada uma das unidades básicas do Tribunal (em andamento)
- Gestão de riscos na implantação da Secex-TCE (em andamento)
- Gestão de Riscos referentes à realização de eventos considerados estratégicos pela Casa (realizados para dois eventos do Tribunal)
- Avaliação de um possível desenho de sistema que apoie a gestão de riscos no Tribunal (em andamento)
- Consultoria para identificação e avaliação de riscos nas unidades da Segepres (riscos associados à formalização e divulgação da pauta e formalização de acórdãos) e Segedam (processo de licitação e contratos)
- Avaliar e monitorar riscos do ISC levantados em 2017 e identifcar novos riscos (maio e junho de 2019)
- Consultoria interna em gestão de riscos no âmbito do projeto da OCDE (maio e junho de 2019)
Desenvolvimento de cultura e capacidade em Gestão de Riscos
- Manual de Gestão de Riscos - aprovado no dia 11 de julho de 2018 (finalizado)
- Concepção de comunidade de prática de gestão de riscos (em andamento)
- Formatação de curso de gestão de riscos (em andamento)
- Vídeos educativos de gestão de riscos (já lançados 4 vídeos )
- Plano de Comunicação de gestão de riscos (em andamento em 2019)
- Gestão de riscos no ISC - revisão dos riscos identificados em 2017 e identificação dos riscos atuais e ações mitigadoras (em andamento junho/2019)
- Projeto Integrar (SecexEducação) - apoio na gestão de riscos do projeto (em andamento junho/2019)
- Worshops de Gestão de Riscos em Segurança da Informação (novembro/2019)
- Worshops de Gestão de Riscos em Teletrabalho (dezembro/2019)
Atualizado em JANEIRO/2020