Energia elétrica

| | English | Español | | Português

Energias Renováveis

Desde 2016, o Tribunal de Contas da União (EFS do Brasil) está desenvolvendo o projeto Auditorias Ambientais em cooperação com o Ministério Federal de Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), por meio da Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ), para o fortalecimento do controle externo na área ambiental. No âmbito dessa cooperação, inserem-se iniciativas voltadas para a temática Energias Renováveis.

Esse projeto tem dois componentes complementares: uma auditoria operacional piloto a ser implementada no território nacional pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2018 e, posteriormente, uma auditoria coordenada a ser desenvolvida no âmbito do Grupo de Trabalho de Auditoria de Obras Públicas da Organização Latinoamericana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (GTOP/OLACEFS), sob coordenação do TCU, no biênio 2018-2019.

Auditoria Coordenada

A auditoria coordenada tem como objetivo realizar um diagnóstico sobre políticas públicas e investimentos relacionados à expansão das energias renováveis no setor elétrico nos países participantes da região da América Latina e Caribe, em especial identificando boas práticas e oportunidades de aprimoramento nessas políticas, de modo a contribuir com o atingimento dos compromissos assumidos por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Acordo de Paris.

Para acessar o vídeo dirigido às EFS membros da OLACEFS convidando-as a participar da auditoria coordenada, clique no vídeo abaixo ou copie o link na barra de URL do seu navegador (vídeo disponível apenas no idioma espanhol).

Para acesso ao cronograma preliminar das atividades e mais informações sobre a auditoria coordenada, clique no folder abaixo (disponível apenas no idioma espanhol).

picture_as_pdf Conheça mais sobre o trabalho.

 

 

Capacitação

Ao longo do processo de capacitação das equipes de auditoria, foram realizados 3 webnarios (palestras transmitidas pela internet via streaming) sobre energias renováveis no setor elétrico (disponíveis apenas no idioma espanhol). Os webnarios podem ser visualizados por meio dos sites elencados abaixo.

Webinario nº 1 – Os ODS e o Acordo de Paris e suas relações com o setor de energia renovável no setor elétrico (9/8/2018)

http://www.olacefs.com/webinario-1-sobre-energias-renovables-organizado-por-la-cgr-de-chile-y-el-tcu-de-brasil/

Webinario nº 2 – Características das principais fontes renováveis: natureza difusa, intermitência e alta variação na geração de energia elétrica (24/8/2018)

http://www.olacefs.com/webinario-2-sobre-energias-renovables-naturaleza-difusa-intermitencia-y-alta-variacion-en-la-generacion-de-energia-electrica/

Webinario nº 3 – Políticas de incentivo e evolução dos custos de fontes renováveis de energia no setor elétrico (7/9/2018)

http://www.olacefs.com/webinario-3-politicas-de-incentivo-y-evolucion-de-los-costos-de-fuentes-de-energia-renovable-en-el-sector-electrico/

Planejamento
Execução
Relátorio