O Programa
O que é o TCU+Cidades?
O Tribunal de Contas da União (TCU), preocupado com a melhoria da gestão municipal, desenvolveu o Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável – TCU+Cidades. A iniciativa busca estimular a entrega de serviços públicos de qualidade por meio de uma maior aproximação com a realidade enfrentada pelos municípios na gestão da coisa pública.
Ao facilitar o acesso aos entendimentos e às publicações do Tribunal, o Programa pretende apoiar os gestores dos 5.570 municípios brasileiros, com informações qualificadas sobre questões essenciais para a administração municipal, como gestão fiscal, transferências, execução de políticas públicas e prestação de contas.
O objetivo do Tribunal com o projeto é, portanto, atuar de forma pedagógica e orientativa junto aos municípios brasileiros para contribuir com a qualificação dos gestores municipais e prevenir falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos.
Conheça os quatro pilares do Programa TCU + Cidades:
– Capacitação: Elaboração de um Programa de Capacitação, com desenvolvimento e oferta de cursos voltados à qualificação dos prefeitos, vice-prefeitos e demais gestores municipais. As ações de capacitação são realizadas pelo Instituto Serzedello Corrêa em parceria com diversas instituições públicas.
– Promoção de eventos: Realização de eventos técnicos para orientações e debate de assuntos de interesse na gestão municipal. Esses eventos, denominados Diálogos Públicos, possibilitarão aos participantes conhecer os detalhes da atuação do controle externo por área temática.
– Publicação de documentos e cartilhas: Desenvolvimento e atualização de documentos e cartilhas orientadoras, voltadas especificamente para os gestores municipais.
– Estabelecimento de parcerias: Formação de uma ação em rede para fortalecer as iniciativas